Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobe para 39 o número de ocorrências suspeitas de intoxicação com achocolatado

Publicação:

O Centro Estadual da Vigilância em Saúde (CEVS) informa que, até o momento, o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) já examinou 23 amostras, em caixas de 200 ml, do achocolatado da marca Toddynho. Apenas um lote teve confirmado um pH impróprio para o consumo humano.

Em relação aos demais lotes, aguarda-se o laudo da inspeção realizada na indústria produtora pela Vigilância Sanitária de São Paulo e pronunciamento da Anvisa para próximos os encaminhamentos. Até lá, a Vigilância Sanitária mantém a interdição cautelar de todos os lotes do produto no comércio distribuidor e varejista do Estado. Foram notificadas, até esta quinta-feira, 39 ocorrências suspeitas de intoxicação desse tipo em 15 municípios gaúchos.

Das análises realizadas, evidencia-se a existência de um lote (L4 32), com data de validade 19/02/2012, apresentando resultado de análise do pH insatisfatório (13,3 - alcalino), considerado um índice muito alto para um alimento e compatível com as alterações clínicas relatadas pelos pacientes. Os demais lotes analisados estão com o pH considerado satisfatório, de acordo com a legislação vigente.

Notificações por município:
Cachoeirinha - 01 caso
Canoas - 02 casos
Caxias do Sul - 03 casos
Chiapetta - 01 caso
Erechim - 02 casos
Estância Velha - 01 caso
General Câmara - 01 caso
Gravataí - 07 casos
Imbé - 01 caso
Novo Hamburgo - 01 caso
Passo Fundo - 01 caso
Porto Alegre - 13 casos
Rio Pardo - 01 caso
São Leopoldo - 02 casos
Taquari - 02 casos

Texto: Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul