Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

SOP vai perfurar dois poços artesianos no interior de São João da Urtiga

Publicação:

SOP poços SJUrtiga
Com a assinatura para a perfuração de dois poços, município terá quase 100% de atendimento com água potável - Foto: Saul Teixeira / Ascom SOP

A Secretaria de Obras e Habitação (SOP) e a prefeitura de São João da Urtiga firmaram termo de cooperação técnica para a perfuração de poços artesianos no município. Serão contempladas as localidades Linha São João Baixo e Santa Bárbara, beneficiando 60 famílias. O documento foi assinado na segunda-feira (11/11) pelo secretário José Stédile e o prefeito Armando Dupont.

Conforme o prefeito Armando Dupont, a demanda é aguardada há quase cinco anos pela comunidade local. “Com a perfuração dos poços, nosso município terá quase 100% de atendimento em água potável. As duas localidades que serão atendidas sofrem muito com o racionamento, principalmente no verão”, disse. “Os poços eram um pedido da prefeitura e da Câmara de Vereadores. Estamos felizes e agradecemos ao governo do Estado”, completou o vereador Rafael Remussi.

Cada poço artesiano conta com investimento do governo do Estado de R$ 50 mil, em média, havendo contrapartida da prefeitura, entre outros, no revestimento do reservatório.

Stédile lembrou que mesmo com migração das funções de saneamento para a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, no início do ano, a perfuração de poços seguiu como atividade da SOP. “É um canal que temos com as prefeituras para auxiliar no desenvolvimento das comunidades do interior”, disse Stédile, acrescentando que o trabalho é realizado pelo Departamento de Poços e Redes (DPR).

“Os poços artesianos mudam a realidade econômica e social das localidades. O programa evita o êxodo rural e garante saúde ao homem e a mulher do campo”, disse o diretor de Poços e Redes da SOP, Neorildo Dassi.

Texto: Saul Teixeira/Ascom SOP
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul