Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sucatas e veículos abandonados em depósito de Gravataí serão reciclados

Publicação:

A destinação limpa de sucatas e veículos abandonados começa hoje no Centro de Remoção e Depósito (CRD). Serão reciclados aproximadamente 450 itens sem condições de segurança para retornar a circulação.

A reciclagem é uma iniciativa inédita no País, que tornou o Departamento de Trânsito gaúcho (Detran/RS) referência nacional. A medida foi tomada para enfrentar um problema crescente: o da superlotação dos depósitos. Além do elevado custo ao Estado com a guarda desses bens, considera os danos à saúde pública, à segurança e ao meio ambiente. Desde que iniciou o projeto, em 2009, o Detran/RS já destinou à reciclagem mais de 4,4 mil veículos nos municípios de Porto Alegre, Eldorado, Canguçu, Cambará do Sul e Uruguaiana.

O edital de contratação do serviço prevê ainda, nos próximos cinco meses, a destinação de cerca de 3,1 mil veículos e sucatas nos CRDs de São Leopoldo, Alvorada, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e Portão.

O processo de reciclagem

A reciclagem é realizada por empresa especializada e supervisionada por engenheiros da Autarquia. Primeiramente, o veículo passa por uma plataforma descontaminadora que retira os fluidos poluidores e potencialmente perigosos. Depois disso, os veículos são compactados para reduzir seu volume e facilitar o transporte. Na fase seguinte, no pátio da siderurgica, o material compactado é triturado e os materiais (plástico, borracha, metal) são separados através de esteiras magnéticas e banhos químicos. A sucata metálica passa, por fim, pelo processo de fundição, tornando-se matéria-prima para a indústria.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul