Tarso diz que sinergia entre regiões é a chave para fortalecer a democracia e o desenvolvimento econômico e social
Publicação:

A influência da especulação financeira nas decisões públicas e a crise de representatividade enfrentada por governos e partidos em todos os continentes são apontadas como algumas das causas que estão dificultando a integração de projetos entre os países da península ibérica.
Com o objetivo de discutir novas alternativas de fortalecimento da Democracia e os desafios para uma maior relação entre as diferentes experiências de gestão e programas, intelectuais, gestores públicos, ativistas sociais, acadêmicos e empresários estão reunidos em Madri para o Seminário Internacional Cooperação Ibero-Americana e Desenvolvimento. O evento promovido pela Fundação Alternativas, que ocorre na Casa da América, conta com palestrantes do Uruguai, Espanha, Portugal e Brasil.
No painel de abertura, nesta sexta-feira (7), o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, ao lado do espanhol Nicolás Sartorius e do uruguaio Enrique Iglesias, entre outros, falou sobre como a América Latina e países ibéricos podem construir sinergias para uma ampliação da cooperação nas áreas políticas e econômicas. O governador ressaltou que a sinergia entre os Estados e regiões é limitada em função de interesses conjunturais imediatos: Precisamos intensificar as formas de democracia participativa e trocar experiências de programas sociais e medidas de intervenção na economia para fortalecer as políticas públicas e organizar a energia dos mercados segundo o interesse social.
Tarso citou os mecanismos que fazem parte do Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã do Rio Grande do Sul, premiado pela ONU, como exemplo de ação que obtém sustentação da sociedade e efetividade na execução. Desta combinação da democracia direta com a representação política estabelecemos uma relação política que permite a sociedade definir suas prioridades, legitimando a aplicação dos projetos, disse.
Além disso, o governador citou políticas de fortalecimento da economia, como incentivos para micro e pequenas empresas, que podem ser executadas nas mais diversas regiões, diversificando a base produtiva local e criando cadeias que permitam a expansão do mercado e estimulando a promoção de empregos. É preciso ir além dos incentivos para médias e grandes empresas e proporcionar estímulos para os menores empreendimentos que são grandes geradores de emprego e renda.
Ao final de sua palestra, Tarso ressaltou que eventos deste tipo são essenciais: Temos que estabelecer os critérios para executar, conjuntamente, as políticas públicas de fortalecimento da economia. A sinergia é uma resposta ativa ao mercado, evitando que ele seja o promotor da integração. A sinergia concertada organiza as relações de mercado para proveito mútuo.
Tarso Genro permanece em Madri. Ainda nesta sexta-feira, o governador tem compromisso na Embaixada do Brasil na Espanha.
Texto: Guilherme Gomes
Foto: Divulgação/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305