Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tarso garante apoio do Governo à família de ativista do Greenpeace detida na Rússia

Publicação:

14.10.13 Governador Tarso Genro recebe os pais de Ana Paula Maciel, gaúcha ativista do Greenpeace presa na Rússia
Greenpeace - Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

Os pais da ativista gaúcha do Greenpeace detida na Rússia foram recebidos na tarde desta segunda-feira (14), no Palácio Piratini, pelo governador e pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira. Tarso Genro garantiu apoio à família e a estrutura institucional para que Ana Paula Maciel retorne ao país o mais breve possível.

A relação com o Estado nacional não é feita por nós, mas a família terá todo carinho e acolhimento do Governo, pois se trata de uma brasileira e gaúcha, afirmou Tarso. A preocupação que temos em um momento como este é com os direitos resguardados.

O governador colocou à disposição a estrutura institucional do Estado e o que for possível fazer para ajudar na solução do problema. É uma gaúcha que precisa voltar para casa, afinal ela só estava lutando por sonhos e por aquilo que acredita, e isso não é crime em lugar nenhum no mundo, ressaltou o pai de Ana Paula, Jaires Maciel. O secretário Fabiano Pereira foi encarregado pelo governador da interlocução direta com o Governo Federal. Ter o apoio dos órgãos governamentais do nosso país nos tranquiliza, disse Jaires.

Para Rosângela, o encontro com o governador foi animador: A esperança e a expectativa aumentaram, nós estamos sendo ouvidos e tudo o que é possível está sendo feito para que ela seja libertada. Segundo ela, a filha, mesmo presa, está tranqüila e com muita esperança de que logo tudo irá se resolver.

A carta de garantia já enviada pelo governo brasileiro é considerada a solução mais eficiente para que a ativista responda ao processo em liberdade. A Embaixada do Brasil está se responsabilizando pela sua nacional, garantindo que ela irá responder ao processo. Nós não queremos nenhum privilégio para a Ana Paula, só queremos que ela seja tratada com dignidade, justiça e que os direitos civis sejam respeitados, disse Rosângela.

A carta dá ao governo russo a garantia de que, se a Ana Paula for colocada em liberdade, poderá responder ao processo sem a necessidade de ficar presa, porque terá a garantia de que ela não vai fugir. Ela ficaria na Rússia até a conclusão do processo, mas em liberdade, esclareceu o diretor de Políticas Públicas do Greenpeace, Sergio Leitão, que acompanhou o encontro.

A ativista Ana Paula Maciel foi detida no dia 19 de setembro com 29 colegas ambientalistas que participavam de protesto contra a exploração petrolífera no Ártico. O Brasil foi o único país a oferecer a carta de garantia ao governo russo. Na segunda-feira (7), o governador reuniu-se me São Paulo com o diretor do Greenpeace no Brasil, Fernando Rossetti, para tratar da situação de Ana Paula.

Texto: Daiane Roldão
Foto: Caroline Bicocchi
Edição: Redação Secom, (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul