Tarso Genro defende reformas política e tributária em evento da Federasul
Publicação:
O Rio Grande do Sul deve romper os bloqueios politico, tributário e de competitividade para conquistar o seu desenvolvimento. A afirmação foi feita pelo governador Tarso Genro na solenidade de abertura do 11° Congresso das Entidades Filiadas a Federasul, que se iniciou nesta sexta-feira (21), em Canela, na Serra gaúcha. Em sua manifestação, o chefe do Executivo destacou que os três problemas desafiam o crescimento do Estado, mas dizem respeito ao país.
Para romper o bloqueio político, caracterizado pela crise de representação vivida atualmente, Tarso defendeu a realização da reforma política pelo Congresso Nacional. A nossa estrutura partidária está cansada. Os grandes temas nacionais não são discutidos em profundidade, as representações dos Estados são microrregionais, corporativistas ou de interesses meramente partidários, que são legítimos, mas não podem se sobrepor aos interesses públicos, destacou. Segundo ele, a reforma política resolveria o problema do desgaste político atual.
Tarso salientou que o bloqueio da estrutura tributária é fundamental para acabar com a distorção das relação entre as unidades federativas, que não favorece a ninguém. Os impostos no país são elevados para poderem ser renunciados na guerra fiscal entre os estados. Conforme o governador, a eliminação desses dois bloqueios favoreceria o aumento da competividade e do crescimento econômico de todas as regiões. Não existe mais uma economia local ou puramente regional, todas se vinculam direta ou indiretamente com a questão global, disse.
Para o presidente da Federasul, Ricardo Russowski, o crescimento do Rio Grande do Sul depende também da melhoria da infraestrutura e logística, além de investimentos na área educacional. Esse ano vamos ter a maior safra da história e precisamos ter infraestrutura para escoar esses grãos, através de boas estradas que se relacionem com portos, aeroportos e ferrovias.
O 11° Congresso das Entidades Filiadas a Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul continua durante todo este sábado (22).
Texto: Luciane Franco
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305