Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tarso Genro participa da abertura da 17ª Fenarroz e anuncia ações para Cachoeira do Sul e região

Publicação:

22.05.2012 Governador Tarso Genro durante abertura oficial da 17° Feira Nacional do Arroz - FENARROZ
17° Feira Nacional do Arroz - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

O governador Tarso Genro participou, nesta terça-feira (22), da abertura da 17ª edição da Feira Nacional do Arroz, em Cachoeira do Sul. Após a solenidade, Tarso e os secretários estaduais presentes no Parque da Fenarroz apresentaram um relatório das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado em atendimento às demandas apresentadas pela região durante o Diálogos CDES, realizado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social no final do ano passado.

Entre as ações mais comemoradas pela comunidade local, estão as modificações no Porto de Cachoeira, as melhorias no aeroporto de Cachoeira do Sul e a extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no município. Também foi anunciada para este ano a retomada das obras na ERS-403, rodovia que liga Cachoeira do Sul a Rio Pardo. O relatório do CDES apresentou ainda investimentos na rede escolar, obras de dragagem do Rio Jacuí, medidas de apoio à produção rural e orizicultura, expansão e modernização do sistema elétrico, ampliação e qualificação da rede de urgência e emergência e recursos para obras de saneamento, irrigação, segurança pública e inclusão social.

Nós estamos desenvolvendo uma política de desenvolvimento regional que tem como ponto de partida a verificação da identidade econômica, social e produtiva de cada região do Estado. Isso significa ter uma visão descentralizada do desenvolvimento, enraizado em cada base produtiva. É o que eu chamo de desenvolvimento de baixo para cima, enfatizou o governador.

Ao considerar o município como um lugar estratégico para o desenvolvimento de toda a região, Tarso reforçou a necessidade de se investir em tecnologia e coesão social para recolocar o Estado no patamar de civilidade democrática e produtiva que já teve em outras oportunidades. Para isso, nós temos que compreender que o progresso não é somente plantar, mas também agregar valor e conectar esse desenvolvimento agrícola ao desenvolvimento regional, tecnológico e educacional que todo o Estado precisa.

O prefeito de Cachoeira do Sul, Sérgio Ghignatti, elogiou a consistência dos anúncios feitos pelo Governo do Estado. Hoje a região vive um momento muito bom e estamos satisfeitos porque o governo estadual está cumprindo com a sua parte, reconheceu.

Durante a abertura da Fenarroz, também foi assinado um convênio entre o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O documento prevê investimentos de R$ 2,6 milhões para promover comercialmente o arroz e seus derivados no mercado internacional e desenvolver a indústria do cereal.

No final do dia, ainda em Cachoeira do Sul, o governador participou da inauguração da nova planta industrial da Screw Indústria Metalmecânica. Atualmente com 350 funcionários, a fábrica investiu R$ 15 milhões nas novas instalações e deverá gerar mais 200 empregos diretos até o final deste ano. Na cerimônia, Tarso afirmou que o Governo do Estado possui programas de qualificação de mão de obra para suprir a demanda, seja no nível fundamental, médio ou superior.

Texto: Juliano Pilau
Foto: Caco Argemi
Edição: Redação Secom (51)3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul