Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Técnicos trabalham na admissão de animais na 41ª Expofeira de Santa Maria

Publicação:

Duas equipes de técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio atuarão, a partir da próxima sexta-feira (10), na avaliação sanitária e admissão dos animais que irão participar da 41ª Expofeira Agropecuária de Santa Maria. A feira, que acontece de 10 a 20 de outubro, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é considerada a maior do interior do Estado, com uma visitação aproximada de 100 mil pessoas a cada ano.

Na defesa sanitária animal a equipe é composta por dois veterinários, dois técnicos agropecuários e três guardas sanitários, sob a coordenação do veterinário Edson Tadeu Nunes, chefe da Inspetoria Veterinária (IVZ) local. De acordo com Nunes, serão realizadas avaliações para controle de doenças e verificação dos documentos exigidos para ingresso. Entre a documentação necessária estão a Guia de Trânsito Animal (GTA), exames de brucelose e tuberculose (para bovinos e bubalinos), anemia infecciosa (para eqüinos) e de sarna e piolheira (ovinos). Nenhum animal poderá ingressar no parque sem a GTA e os atestados e exames exigidos, reforça Nunes.

Uma segunda equipe, composta por dois zootecnistas e um veterinário, estará atuando na recepção zootécnica dos animais, com pesagem a avaliação de caracateríticas raciais que servem para admissão nos julgamentos de raça. A coordenação ficará a cargo do zootecnista José Braz Mariosi.

Durante o período de duração da feira, será mantido um posto da IVZ local para emissão de guias de trânsito para retirada dos animais. Salientamos que, assim como em anos anteriores, não serão emitidas GTAs para ingresso de animais na feira, somente para saída, lembra Nunes.

Sobre a 41ª Expofeira

Em 2007 a Expofeira contou com mais de 300 expositores e 1.418 animais inscritos, número 18% superior ao registrado na edição anterior com faturamento de cerca de R$ 2 milhões. Bovinos, cavalos, ovinos e pequenos animais criados em todo o Estado são as raças destacadas na feira.

Este ano a programação conta com uma novidade: a Exposhows, uma série de shows nacionais com destaque para Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Melo, Tchê Barbaridade, Banda San Marino, Comunidade Ninjitsu, Reação em Cadeia, Tchê Garotos e Banda Calypso.

A agenda de leilões está confirmada para o período de 13 a 19 de outubro e contará com leilões da Fazenda São José, Brangus JMT, Parceria Pura Cepa, Angus Trio e o 1º leilão Braford e Hareford.

Além dos negócios gerados com a venda de exemplares de diferentes raças, empresas do setor do comércio estarão presentes no evento, que é uma promoção da Associação Rural de Santa Maria com o apoio do Sindicato Rural e da UFSM.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul