Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Terceiro ciclo de monitoramento da Sema verifica andamento de projetos e auxilia na tomada de decisões

Publicação:

Sema monitoramento
Atualmente, são acompanhados 31 projetos de diferentes abrangências, áreas e níveis de complexidade - Foto: Vanessa Trindade / Ascom Sema

O terceiro ciclo de monitoramento dos projetos realizados pelos departamentos, assessorias e instituições vinculadas à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) ocorreu nesta sexta-feira (4/9). A reunião, realizada de forma on-line, faz parte de novo modelo de governança que visa à melhoria contínua de gerenciamento dos processos.

O monitoramento das iniciativas, coordenado pelo Escritório de Projetos da Sema, tem sido realizado por meio de reuniões desde junho. Atualmente, são acompanhados 31 projetos de diferentes abrangências, áreas e níveis de complexidade. Desses, 16 são considerados prioritários por fazerem parte do acordo de resultados contratualizado pelo Estado com a sociedade.

“Além dos projetos prioritários, o escritório gerencia e monitora todos os que são executados internamente na Sema, por suas vinculadas ou por empresas consorciadas que realizam obras de infraestrutura no RS, como as das linhas de transmissão de energia”, explicou o diretor do Departamento de Políticas e Programas, Renato Arioli.

“Esse monitoramento faz parte da gestão qualificada, possibilitando o alinhamento de estratégias da secretaria com os anseios do Rio Grande do Sul. Dessa forma, damos um norte aos gestores de cada departamento, assessoria e vinculadas, acompanhamos ações desde a sua concepção, para atingirmos o sucesso das entregas que nos comprometemos a realizar”, destacou o secretário Artur Lemos Júnior.

Para o diretor do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento, Paulo Paim, a interlocução trazida nas reuniões de atualização é essencial. “É extremamente importante termos claro quais as prioridades da gestão, porque assim podemos canalizar os esforços e realizar um trabalho mais direcionado e eficiente”, afirmou.

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), uma das vinculadas da Sema, passou a integrar as reuniões de monitoramento. Para o presidente Luiz Afonso Senna, “essa participação vem ao encontro de uma de nossas missões como agência reguladora, que é estar sempre próxima do desenvolvimento do RS”.

Atualmente, têm participação ativa nos ciclos de monitoramento os departamentos de Energia, Biodiversidade, Recursos Hídricos e Saneamento e as assessorias Técnica e de Educação Ambiental. Também integram o grupo a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e, agora, a Agergs. O próximo encontro está previsto para outubro.

Texto: Laura Maria, com supervisão de Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul