Teste de brucelose para ovinos é obrigatóri?o no Estado
Publicação:
O Departamento de Defesa Sanitária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) orienta os criadores de ovinos e veterinários a realizarem o exame de brucelose ovina (ou epididimite ovina). A doença pode provocar prejuízos econômicos, causando problemas de reprodução no criatório, podendo até tornar o animal infértil.
Além de ajudar a identificar problemas no rebanho, o atestado negativo para a doença está sendo exigido, desde 1º de janeiro para a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA) para os exemplares machos reprodutores que forem participar de exposições, feiras, leilões ou outras aglomerações de ovinos em todo o Rio Grande do Sul.
Seis laboratórios estão cadastrados junto à Seapa para a realização do exame em diferentes regiões do Estado. São considerados carneiros reprodutores e, portanto, obrigados a apresentar o laudo, os machos com idade superior a oito meses. O exame de brucelose ovina é realizado através de amostra de sangue do animal, coletada e enviada por veterinário responsável a um dos laboratórios credenciados.
Confira os laboratórios credenciados para o exame de Brucelose Ovina:
IPVDF - Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor - Estrada Municipal do Conde, 6000 Cidade: Eldorado do Sul/RS
Universidade Federal de Santa Maria - Departamento de Microbiologia e Parasitologia - Setor de Microbiologia Veterinária MICROVET Avenida Roraima 1000 - 97150-900 (Santa Maria)
Laboratório Veterinário de Análises Clínicas Dr Jaime Simões Pires - Rua Antônio Fernandes da Cunha, nº 057, Bairro Centro - SantAna do Livramento
Saúde Animal - Laboratório e Clínica Veterinária - Rua General Sampaio, nº 825, sala (Alegrete)
CONSULVETE - Rua José do Patrocínio , 115, Bairro São Judas (Bagé)
Goudapp Laboratório Veterinário de Análises Clínicas Ltda - Avenida Salgado Filho, 934 sala 1 (Pelotas)
Texto: Débora Viviam
Edição: Redação Secom (51)3210-4305