Trabalho encaminha solicitação de antecipação do Bolsa Família
Publicação:

O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS), Miki Breier, confirmou o envio, nesta quarta-feira (28), ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do pedido de Ação Especial para a antecipação da data de pagamento do Bolsa Família. A antecipação de R$ 14.784.281,00 mil beneficia 85.979 famílias das cidades de Rio Grande, Gravataí, Pelotas, Canoas e Porto Alegre. Em novembro, o pagamento ocorre no dia 17. A antecipação se repetirá no mês de dezembro.
Os municípios tiveram a situação de emergência reconhecida nesta semana pelo Ministério da Integração e dependiam do encaminhamento da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social para a liberação dos recursos. Miki Brieier, também está comunicando aos municípios a possibilidade de acessar recursos com a expansão do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
O valor de referência é de R$ 20 mil para cada grupo de 50 pessoas e pode ser aplicado na compra de alimentos, colchões, cobertores, na contratação de equipe técnica e de apoio. “A equipe técnica da Proteção Social Especial do Departamento de Assistência Social da STDS está mobilizada na orientação de todos os municípios em situação de emergência e as assessoras regionais estão disponíveis para orientar sobre o benefício e o cumprimento das exigências para a liberação dos recursos em cada região do estado”, salienta Miki. Na sede em Porto Alegre, as Assistentes Sociais da Proteção Social Especial, Laurene Cardozo e Andreia Lima 51 3288 6538 ou 3288 6534, também atendem aos municípios.
Texto: Gisele Ortolan/STDS
Edição: Léa Aragón/Secom