Trinta anos da Casa do Artesão são celebrados com resgate da memória e arte

sartori1222
Governador Sartori e secretária Maria Helena prestigiaram a cerimônia de comemoração - Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Nos 30 anos de atividades da Casa do Artesão de Porto Alegre, comemorados em cerimônia com o governador do Estado, José Ivo Sartori, na tarde desta quarta-feira (14), não faltaram histórias de vida, lembranças e exposição de artesanato. O ato, no auditório da instituição, simbolizou a representação dos cerca de 50 mil artesãos gaúchos.

Após apreciar a exposição e conversar com artesãos, o governador lembrou do início e da história de três décadas da Casa do Artesão, ainda de quando estava no comando da Secretaria do Trabalho no governo Pedro Simon. “São 30 anos de história e de trabalho social que permanece, de um grande desafio que é promover a arte e que será levado adiante”, afirmou.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos (SDSTJDH), Maria Helena Sartori, o legado desse trabalho precisa ter continuidade. “Tudo que foi construído até aqui é fruto do resultado dos artesãos. E esse trabalho depende só do esforço dos expositores aqui presentes”, destacou.

A Casa é uma iniciativa do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) para incentivar a profissionalização e fomentar a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. Ao todo, Porto Alegre conta com 8.700 artesãos ativos no programa.

Saiba mais

Na oportunidade, na presença de autoridades, artistas e expositores, foi lançado o concurso de presépio, a apresentação musical com o grupo de Sopro Prima (Alvorada) e a oficina de confecção de Papai Noel. Centro da pluralidade da capital, a Casa do Artesão é um espaço de exposição e comercialização que serve como ponto de apoio e de incentivo aos novos artesãos. Hoje, 140 artesãos de 30 municípios expõem seus trabalhos no local.

O mais antigo profissional que atuou na Casa do Artesão, Ary Minotto, de 85 anos, recorda que passou 28 anos esculpindo peças e altares de madeira. Hoje tem orgulho em repassar sua experiência para os mais jovens: “Fiz da arte minha profissão desde os tempos de guri, aos 15 anos. E sempre repassei esse conhecimento para alunos na Casa do Artesão”, observou.

Em 2017, a Casa contabilizou a venda de 4 mil peças artesanais que somaram R$ 115 mil. Além da comercialização, o espaço reúne cursos de artesanato. Anualmente, são oferecidos cerca de 15 cursos.

Também participaram do evento, o presidente da FGTAS, Rogério Grade; a coordenadora do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), Marlene Leal Garcia; representantes de entidades de classe, colaboradores e imprensa.

Confira, abaixo, o vídeo:

Texto: Rodrigo Vizzotto/Secom
Edição: André Malinoski/Secom