Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

TVE recebe segunda leva de equipamentos para digitalização e transmissão em HD

Publicação:

Foram recebidos na manhã desta sexta-feira (4), na Fundação Piratini, 42 novos equipamentos para a finalização do processo de digitalização e transmissão em HD da TVE. Os novos aparelhos somam um investimento de R$ 900 mil, entre lentes, mesas de corte e outros equipamentos para a Central Técnica da emissora pública, que deverá ter o processo de digitalização e transmissão em alta definição finalizado no próximo trimestre. 

O diretor técnico da Fundação Piratini, Rafael Haag, destaca que também já foi encaminhada a aquisição de retransmissoras digitais para instalação no interior do Rio Grande do Sul.

Em março, a Fundação Piratini inaugurou o novo Parque de Transmissores, que marcou o início da transmissão digital da TVE e a ampliação do alcance da FM Cultura. Nos últimos anos, as emissoras públicas passaram por um intenso processo de reestruturação técnica, de pessoal e administrativa. São mais de R$ 12 milhões investidos em quatro anos para a modernização da TVE e FM Cultura. Além disso, foi realizado o concurso público para a contratação de 96 servidores.

A recuperação tecnológica das emissoras públicas faz parte dos projetos estratégicos do governo. Esses novos equipamentos não apenas ampliam a qualidade de transmissão de áudio e vídeo da TVE como também incrementam seu alcance. A próxima etapa será a digitalização da rede de retransmissoras da TVE no interior do Estado. 

Como sintonizar a TVE digital
Para sintonizar o sinal digital aberto da emissora pública do Estado, é necessário que o telespectador selecione o menu de TV digital (os que não têm reconhecimento automático) e realize uma nova busca. O canal da TVE no sistema digital é o 30, porém os aparelhos interpretarão a informação mostrando o canal 7.1. Para os televisores que não possuem uma antena acoplada é necessária a instalação de uma antena. Confira instruções abaixo.

Antena
Em Porto Alegre, utilizar antena interna. Fora de Porto Alegre, utilizar antena externa. Para captar o sinal digital da TVE, pode-se utilizar uma antena tipo LOG periódica, direcional, tendo que ter sua parte frontal (mais fina) apontada para a origem do sinal (Morro da Polícia, no caso de Porto Alegre).

Em situações onde o local de recepção seja próximo ao local de origem do sinal, pode ser utilizada a antena interna. Havendo dificuldade para captaçaõ do sinal é recomendável posicionar a antena em locais como sacadas ou áreas de serviço (protegidos). Considera-se como próximo ao local de geração, o município de Porto Alegre e da Região Metropolitana, de onde se possa avistar o Morro da Polícia com facilidade.

Outra forma de captar o sinal da TVE Digital é por meio do ONE-SEG, que é o serviço destinado aos aparelhos móveis: celular, GPS, tablets, entre outros.
Usando a Net, a TVE pode ser sintonizada pelo canal 7.

Texto: Anahy Metz
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul