Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Universidade Feevale desenvolverá jogo sobre a história e a cultura do RS

Publicação:

A Universidade Feevale firmou parceria com o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, para desenvolver um jogo educacional sobre a história e a cultura do Rio Grande do Sul, envolvendo o uso de tecnologias de realidade virtual. Com previsão de conclusão em cerca de um ano e meio, o game será utilizado em escolas públicas. 

Conforme o professor Eduardo Muller, é a primeira vez que será desenvolvido, no Brasil, um jogo utilizando a realidade virtual, o que pode abrir várias portas para essa tecnologia no mercado nacional. “Além dessa inovação, estamos buscando retratar o pluralismo da cultura do Rio Grande do Sul, mostrar não apenas a Revolução Farroupilha, por exemplo, mas também a imigração, a história de nossos escritores, a própria capital e seus locais históricos e etc..”, explicou. 

Para o presidente do IGTF, Vinícius Brum, a aproximação com a academia se faz necessária em um momento em que o instituto se volta às suas principais tarefas: a preservação e a divulgação das culturas populares do Estado. “Sempre que se fala em tradição, parece que se fala em passado. Mas estamos aqui, justamente, para avançar nessa questão e aproximar esse universo do ambiente virtual e do lúdico”, destacou.

Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Feevale, João Sganderla Figueiredo, apontou que essa parceria inédita promoverá uma importante interdisciplinaridade entre diversos cursos na instituição. “Sou admirador do trabalho do instituto, pois ele vai além da tradição: trabalha toda a História. Precisamos de mais parcerias nesse sentido, e tenho certeza de que o curso de Jogos Digitais da Feevale, um dos mais reconhecidos do país, fará o seu melhor”, disse.

Texto: Roberta Amaral/Sedac
Edição: Cristina Lac/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul