Uruguaiana cria Conselho e prepara Conferência Municipal de Cultura
Publicação:
Com a presença do secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, tomaram posse na tarde dessa terça-feira (31) os integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Uruguaiana. A solenidade ocorreu no auditório da prefeitura do município.
Assis Brasil elogiou a comunidade pela criação do conselho e por ele ter como uma de suas primeiras metas a realização da Conferência Municipal de Cultura. Esse conselho tem uma grande tarefa: a construção do seu Plano Municipal de Cultura. E a partir dele criar o Fundo Municipal de Cultura. Com isto Uruguaiana estabelece seu CPF - Conselho, Plano e Fundo - e se habilita para obter os recursos federais e estaduais para a execução de seus projetos de cultura. Vejo que Uruguaiana está dando os passos necessários para cumprir as etapas e estar em sintonia com a cultura nacional.
O prefeito Sanchotene Felice falou de suas perspectivas para o setor. Queremos induzir mudanças culturais na comunidade introduzindo novos valores e novas formas de interação cultural.
Diálogo
Ele destacou ainda a importância da presença do secretário Assis Brasil na cidade. Essa visita abre um diálogo na área da cultura que queremos intensificar.
Assis Brasil também falou sobre a aproximação com os municípios. O governo Tarso Genro caracteriza-se pela multiplicidade que se manifesta no diálogo permanente com as prefeituras sem nenhuma espécie de distinção partidária. Contem com o trabalho da Sedac para o desenvolvimento da cultura em Uruguaiana. A nossa preocupação é com a cultura de todo o Rio Grande do Sul.
Também participaram do encontro o secretário Municipal de Cultura, Cesar Lafaiete Blanco de Lima, o presidente da Academia Uruguaianense de Letras, Ricardo Duarte, escritores e poetas da academia, representantes do Conselho do Museu Histórico do município e a comunidade cultural. Após a cerimônia, Assis Brasil visitou as principais instituições culturais de Uruguaiana, entre elas a Biblioteca Municipal, recentemente restaurada, e o Centro Cultural.
A agenda do secretário de Estado da Cultura na Fronteira Oeste prossegue nesta quarta-feira em Itaqui.
Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom