Vice-governador realiza palestra sobre investimentos regionais em Lajeado

gabriel souza   investimentos regionais em Lajeado
No evento, Gabriel Souza tratou de temas como educação e inovação no Vale do Taquari - Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

Nesta terça-feira (28/3), o vice-governador Gabriel Souza esteve em Lajeado, no Vale do Taquari, apresentando investimentos e projetos do governo do Estado para a região. O encontro com empreendedores locais foi realizado pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT).

Para contextualizar o momento atual do Rio Grande do Sul, no qual o Estado vem superando uma crise fiscal de décadas, Gabriel destacou a conquista do equilíbrio nas contas e os esforços da gestão para angariar recursos para áreas importantes, como saúde, educação e infraestrutura. Nos últimos quatro anos da gestão, o Vale do Taquari recebeu mais de R$ 138 milhões em investimentos.

“A partir deste trabalho, podemos avançar com novos projetos e medidas que permitam que o Estado desenvolva seu capital humano e avance ainda mais, especialmente a partir da educação, que é um pilar prioritário para nós”, afirmou o vice-governador, referindo-se principalmente a programas liderados pelo Gabinete de Projetos Especiais (GPE) e que estão sob sua coordenação. Entre eles, Professor do Amanhã, Jovem Aprendiz, Todo Jovem na Escola e Primeira Infância.

Gabriel também ressaltou o papel da inovação no governo e as iniciativas para tornar o Estado cada vez mais tecnológico e empreendedor. É o caso do South Summit Brazil, um dos maiores eventos de inovação do mundo, que inicia sua segunda edição em solo gaúcho na quarta-feira (29/3). “A inovação está no centro do processo de valorização do capital humano e é fundamental para melhorar nossa produtividade. É por isso que precisamos, cada vez mais, do fomento à inovação no Rio Grande do Sul”, concluiu Gabriel, estendendo o convite para a feira, realizada no Cais Mauá, em Porto Alegre.

Sobre a concessão de rodovias da região, Gabriel ponderou que é preciso dialogar e avançar no assunto, de forma a construir a alternativa que mais beneficie a comunidade e os negócios locais e regionais.

Participaram da palestra o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a presidente da Acil, Graciela Ethel Black e o presidente da CIC-VT, Ivandro Carlos Rosa, entre outros representantes da região.

Texto: Juliane Soska/Ascom GVG
Edição: Secom