Vice-governador reforça compromisso com entregas do Plano Rio Grande a municípios

Vice governador reforça compromisso com entregas do Plano Rio Grande a municípios
Participantes lembraram chamamento público para municípios encaminharem propostas a serem incorporadas ao plano - Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG

O vice-governador Gabriel Souza e o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, promoveram, na tarde desta quinta-feira (29/8), um painel na Expointer intitulado “Plano Rio Grande e Funrigs para os municípios gaúchos”.

No evento foram ressaltadas as entregas já realizadas desde o início das enchentes – que resultaram, até o momento, em um investimento de R$ 1,6 bilhão. Outro ponto comentado foi o chamamento público para os municípios encaminharem propostas a serem incorporadas ao Plano Rio Grande.

"Vamos investir e buscar fontes para implementar as demandas das cidades que tenham aderência ao Plano. Reforço a convocação aos prefeitos. Até 27 de setembro estamos recebendo ideias e projetos com enfoque na reconstrução", disse Gabriel.

O painel também apresentou o Plano Rio Grande, programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul, que propõe medidas de curto, médio e longo prazos para atenuar os impactos causados pelas enchentes que assolaram o Estado em 2024.

Outro tópico foi Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), que é um fundo público especial de natureza orçamentária, financeira e contábil. Seu objetivo é segregar, centralizar e angariar recursos destinados para o enfrentamento das consequências sociais, econômicas e ambientais decorrentes das enchentes.

"O Plano Rio Grande é uma visão de futuro, que abarca soluções que estão ou serão efetivadas para tornar o Estado mais resiliente e preparado para os próximos eventos meteorológicos que surgirem", afirmou Capeluppi.

O evento também contou com a participação dos secretários de Logística e Transportes, Juvir Costella, e da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn; e do presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Marcelo Arruda, além de prefeitos.

Texto: Lucas Barroso/Ascom Serg
Edição: Secom