Vinho gaúcho será objeto de campanha nacional de valorização
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Os vinhos gaúchos estão prestes a ganhar mais uma arma na disputa do mercado interno com os importados. Trata-se de uma campanha nacional de valorização da bebida produzida no Rio Grande do Sul, que será lançada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) nos próximos meses. O objetivo é ampliar o espaço reservado aos vinhos e sucos de uva gaúchos na mesa dos consumidores brasileiros. A campanha faz parte das ações desenvolvidas pelo instituto com base no convênio de R$ 2,5 milhões assinado com o Governo do Estado para a implementação de políticas para o setor vitivinícola. De abril a julho, foram repassados R$ 800 mil do montante total, além de R$ 352 mil pendentes desde o governo passado. Segundo o Chefe da Casa Civil, Alberto Oliveira, o governo está empenhado em valorizar a vitivinicultura, segmento que se encontra em fase de expansão, em especial rumo à Metade Sul do Estado. Estamos muito satisfeitos com o grau de comprometimento da atual administração, que vem nos dando apoio e honrando o convênio que assinados, disse o presidente-executivo do Ibravin, Carlos Paviani. O Ibravin é uma instituição privada, formada por produtores e cooperativas de agricultores do setor vitivinícola do Estado. Entre seus objetivos está a execução de políticas públicas na área de vitivinicultura com o intuito de desenvolver a produção e o consumo de uva e vinho e promover a competitividade do setor, qualificando e formando pessoal. Apesar de produzir vinhos finos de qualidade, os produtores gaúchos amargam o dessabor da perda de espaço para produtos importados. Hoje 50% do mercado nacional de vinhos finos é abastecido por importados, em geral de qualidade, e também de preço, inferior ao produto gaúcho.