Virada Sustentável tem rodas de conversa e feira de produtos da agricultura familiar
Publicação:
Ações de agroecologia, produção orgânica e sustentabilidade serão os temas abordados pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) na segunda edição da Virada Sustentável, que ocorre em Porto Alegre. O evento começou nessa quinta-feira (30) e segue até o domingo (2), com atividades simultâneas em diferentes locais e em quatro ecopontos principais da capital gaúcha: Casa de Cultura Mario Quintana, Associação Cultural Vila Flores, Redenção e Sesc Campestre. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Com coordenação de engenheiros agrônomos da conveniada Emater e da SDR, no Ponto Ecogastronômico, próximo ao espellho d'água da Redenção, neste sábado (1º) a programação começa às 10h30 com rodas de conversa sobre hortas urbanas/cidades sustentáveis. Às 14h15, consumo sustentável e alimentos orgânicos serão os assuntos em pauta.
As políticas públicas para a produção agroecológica e orgânica motivaram o lançamento, em 2016 do Rio Grande Agroecológico-Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica. O trabalho foi construído por um comitê gestor formado por cerca de 40 instituições e conta com ações e metas para promover a produção e o consumo de alimentos saudáveis, o uso e a conservação da agrobiodiversidade, a oferta de assistência técnica e extensão rural e social e o ensino e a pesquisa de base ecológica, de maneira transversal. Atualmente, o Rio Grande do Sul é considerado exemplo nacional em política de agroecologia e produção orgânica.
Outra atividade apoiada pela SDR na Virada Sustentável, que ocorre das 9h30 às 16h, é a feira de produtos da agricultura familiar do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), com panificados, geleias, embutidos, sucos, vinhos, queijos, iogurtes e doce de leite, também na Redenção.
Clique aqui para ter mais informações sobre a Virada Sustentável.
Texto: Nathalie Sulzbach/Ascom SDR
Edição: Denise Camargo/Secom