Virgínia Vargas confirmada na programação do FST
Publicação:
Um dos temas de discussão na agenda do Fórum Social Temático 2012 são os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio - ODMs. O painel sobre o assunto, que é uma parceria entre o Governo do Estado, a Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e a ONH Moradia e Cidadania, com a cientista política Virgínia Vargas, está previsto para o próxima próxima sexta-feira (27), às 9h30, no auditório da Caixa Econômica Federal - Rua 7 de Setembro, 1001 - 12º andar.
Currículo de Virgínia Vargas
Professora, socióloga e cientista política. Em 1978, participou da Fundação Organização Feminista Centro da Mulher Peruana Flora Tristan, onde mantém ativa participação. É vinculada ao Programa Democracia e Transformação Global da Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, Peru, onde participa do Conselho Consultivo. Internacionalmente reconhecida como defensora dos direitos humanos das mulheres, Virgínia Vargas participou de reuniões da ONU representando as organizações de mulheres, organizando ainda, a participação da América Latina e do Caribe na Quarta Conferência Mundial da ONU sobre a Mulher, realizada em Beijing/China, em 1995. Na ocasião, recebeu um prêmio de reconhecimento especial da UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher).
Atualmente, participa da coordenação da Articulação Feminista Mercosul, uma rede feminista da América Latina, da Universidade Popular dos Movimentos Sociais (UPMS). A Rede realiza três oficinas temáticas em Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo nos dias 21, 22 e 23 de janeiro, antecendendo o Fórum Social Mundial Temático, e do Conselho Internacional do Forúm Social Mundial.
Plano Plurianual 2012-2015
O Governo do Estado realizou nesta semana encontro coordenado pela Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, que contou com a participação das Secretarias de Educação, Mulheres, Trabalho e Desenvolvimento Social, Justiça e Direitos Humanos/Coordenadoria da Juventude e a Fundação de Economia e Estatística (FEE). A reunião teve com objetivo o acompanhamento sistemático dos programas e das ações do Plano Plurianual 2012-2015, que atendem as metas dos oito Objetivos do Milênio. Participam, ainda, desta articulação governamental, as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Habitação e Saneamento, Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas.
Os oito Objetivos do Desenvolvimento do Milênio
- Acabar com a Fome e a Miséria
- Garantir Ensino Fundamental de Qualidade para todos
- Promover a Igualdade entre os sexos e a valorização da Mulher
- Reduzir a Mortalidade Infantil
- Melhorar a Saúde Materna
- Combater a AIDS, Malária e outras doenças
- Promover a qualidade de vida e o respeito ao Meio Ambiente
- Ter todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento
Os ODMs foram aprovados por 191 países e estabelecem o prazo de 2000 a 2015 para a realização dos compromissos assumidos pela ONU.
Texto: Regina Farina
Edição: Redação Secom