Walmart investe R$ 54,7 milhões apenas neste ano no Rio Grande do Sul
Publicação:

Com a inauguração da unidade Walmart Hiper Sertório, a população de Porto Alegre tem mais uma opção para compras. O Walmart Brasil traz uma nova bandeira para o país e inaugura novo conceito em supermercado. O projeto representa investimentos da ordem de R$ 1 bilhão ao longo dos próximos três anos no Brasil. No Rio Grande do Sul, somente neste ano, o investimento será de R$ 54,7 milhões.
O governador José Ivo Sartori prestigiou a inauguração do estabelecimento que promete revolucionar o setor de supermercados. Ao lado do presidente da Walmart no Brasil, Flávio Cotini, e do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., o governador Sartori cortou a fita inaugural, no final da tarde dessa quarta-feira (29) transformando o BIG Sertório em Walmart.
A inauguração faz parte da estratégia da multinacional para reinvenção dos hipermercados, o que pode ser percebido ao ingressar no estabelecimento: corredores amplos, iluminação diferenciada, prateleiras mais baixas, enfim, um novo conceito na área.
O governador percorreu todos os corredores do Walmart e elogiou a iniciativa. "Este é mais um investimento que o Rio Grande do Sul recebe e, como todos os demais, é muito bem-vindo", destacou Sartori. "É com satisfação que vejo a chegada do Walmart, não somente pelo investimento, mas também pelos muitos empregos - diretos e indiretos - que gera, o que significa inclusão, melhor distribuição de renda", acrescentou o governador, reiterando que "o nosso governo está sempre pronto para colaborar com quem quiser investir no estado".
De acordo com presidente da Walmart, a loja reinaugurada nesta quarta-feira na Avenida Sertório, 6600, tem - a exemplo dos demais estabelecimentos da rede presente em todos os continentes, com exceção da Oceania -, uma ampla transformação de formato. Com a marca Walmart Supermercado, a empresa amplia o projeto de transformação dos hipermercados para o formato super, segundo Cotini.
A proposta, disse Cotini, é oferecer ao público, lojas mais confortáveis, com uma infraestrutura diferenciada e melhor qualidade de produtos, assim como preços mais baixos, o que é possível devido à produtividade. "Todas as transformações fizemos pensando no consumidor", explicou o empresário. Salientou ainda que a rede Walmart é o maior empregador mundial, possuindo um total de 2,5 milhões de funcionários. Só no Rio Grande do Sul tem cerca de 13 mil empregados. “Somente este dado justifica todas as mudanças que estamos implantando", afirmou Contini.
A partir de agora, os 120 supermercados das bandeiras Bompreço, Nacional e Mercadorama adotam a nova marca. No caso do Rio Grande do Sul, os hipermercados BIG e os supermercardos Nacional já começaram a mudar há alguns dias. A primeira transformação ocorreu com o BIG Cachoeirinha, no último dia 23. Hoje foi a vez do BIG Sertório, na zona norte de Porto Alegre e, na próxima semana, será o Nacional de Guaíba que será reinaugurado com a bandeira Walmart Supermercado.
Walmart no Brasil
Presente no país desde 1995, o Walmart Brasil opera atualmente com 471 unidades e cerca de 65 mil funcionários em 18 estados, além do Distrito Federal. São nove bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (TodoDia). Em 2016, o faturamento da empresa no Brasil foi de R$ 29,4 bilhões. No Rio Grande do Sul, são 98 lojas em 48 municípios e mais de 13 mil funcionários.
Texto: Margareth de Paula
Edição: Léa Aragón/ Secom