Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Yeda assina acordos para transporte integrado e crédito habitacional a servidores

Publicação:

A governadora Yeda Crusius e o ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida durante a solenidade de assinatura de protocolo de intenções para integração do Sistema de Transporte Público de Passageiros na Região Metropolitana de Porto Alegre, com
Yeda Crusius assina protocolo de intenções do PITMurb e convênio com a CEF - Foto: Ivan de Andrade / Palácio Piratini

A governadora Yeda Crusius assinou, no final da tarde desta segunda-feira (30), em solenidade no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, protocolo de intenções entre governo do Estado, Ministério das Cidades e a prefeitura de Porto Alegre para o desenvolvimento de ações conjuntas de integração dos sistemas de transporte público de passageiros na Região Metropolitana. Para isso, será implantado o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (PITMUrb).

O acordo inclui cooperação institucional, técnica e financeira. Atualmente, são feitas em torno de 33 mil viagens por dia pelos ônibus que transportam a população entre a Capital e a Grande Porto Alegre. A intenção é melhorar a qualidade do serviço, assegurando rapidez e custo mais baixo.  

Foram assinados também, na mesma solenidade, contrato entre governo do Estado, Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades, para elaboração do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, e convênio para desconto em folha de financiamento de imóveis a servidores públicos estaduais pela Caixa Econômica Federal. Para construção do plano, serão repassados ao governo do Estado pelo Ministério das Cidades R$ 250 mil.  

O acordo habitacional beneficia servidores públicos estaduais que comprovem, no mínimo, 120 dias de efetividade, servidores aposentados e pensionistas em decorrência de morte de servidor. Enquadram-se ainda aqueles que estiverem em licença para tratamento de saúde e recebam rendimentos integrais pagos pelo empregador. Aos beneficiários, será permitido o arrendamento residencial, com opção de compra.

A cada dia que passa, remove-se mais uma barreira e cria-se mais uma relação de confiança. E a desconfiança era uma barreira que teve de ser removida, para que pudéssemos promover ações conjuntas entre governos estadual, federal e municipal. Graças a esse trabalho cotidiano, que acaba resultando em confiança mútua, já há os investimentos em bilhetagem eletrônica, que unem trechos importantes de transporte público, disse a governadora.    

Sobre o contrato para fins habitacionais, Yeda Crusius observou que o desconto em folha do financiamento possibilita melhor administração dos rendimentos ao servidor. Casa própria é prioridade de todos. Este projeto barateia o acesso e elimina a taxa de risco da habitação, completou. 

Transporte

O novo Sistema Integrado de Transporte (SIT), a ser implantado por meio do PITMUrb, deverá ser desenvolvido com soluções de curto, médio e longo prazos. Além da integração institucional agora formalizada, elas vão incluir intervenções urbanas e ambientais, integração funcional e tarifária, entre outras ações.   O termo para o desenvolvimento de ações conjuntas no sistema de transporte público de passageiros na Região Metropolitana de Porto Alegre surge de uma reivindicação das comunidades desse entorno. Não podemos mais admitir o transporte dessas cidades limítrofes dividido em vários mundos, afirmou a governadora. 

 O secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, comemorou o fato de o governo do Estado estar ampliando a possibilidade da casa própria a todos os servidores, depois das ações em favor de servidores da Segurança Pública. É um grande avanço, afirmou, comemorando também os projetos para facilitar a mobilidade urbana.  

Pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, foi ressaltada a disposição de colaborar em projetos direcionados à melhoria de qualidade de vida das populações. Ele enfatizou também a importância de o transporte público oferecer não apenas qualidade, mas, além disso, contar com quantidade suficiente de veículos para garantir agilidade. O prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, disse que o acordo firmado para integração do sistema de transporte na Região Metropolitana é um avanço decorrente de muitos meses de trabalho, envolvendo os três níveis de governo em uma busca de soluções com base na convergência. 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul