Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Yeda Crusius autoriza utilização do Sistema RHE por outros poderes

Publicação:

A governadora Yeda Crusius durante a solenidade de assinatura de convênio para ampliação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (Sistema RHE).
Governadora Yeda Crusius anuncia ampliação do Sistema RHE - Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A governadora Yeda Crusius participou na tarde desta terça-feira (29) da solenidade de assinatura de convênio para ampliação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos e Folha de Pagamento (Sistema RHE).

O evento, que ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, firmou a parceria entre o Governo do Estado, Tribunal de Justiça do Estado e Ministério Público para estender a utilização do sistema de gestão de recursos humanos do Poder Executivo a outros poderes e órgãos.

Através deste convênio, será usado na administração pública estadual um sistema único, que garantirá maior otimização e consolidação das informações financeiras e de pessoal do poder público gaúcho. Em 2009, deverão estar centralizados no RHE todos os dados relativos a 280 mil servidores ativos e inativos, ampliando em pelo menos 20 mil o número de servidores já incluídos no sistema.

Em seu pronunciamento, Yeda Crusius, destacou que este convênio entre os poderes representa uma demonstração de trabalho integrado e harmônico no Estado, que resultará em benefícios para todos os gaúchos.

Com sistemas como o nosso RHE, a inteligência opera na concepção do sistema e posteriormente, se concentra nas operações e múltiplos controles digitais, cruzamento de dados e simulações. São avanços que as modernas tecnologias nos proporcionam. E nosso governo está tão aberto a elas quanto elas estão com sua criatividade aberta para novos avanços na busca da qualidade, afirmou.

Eficiência na gestão
Para o secretário da Fazenda, Aod Cunha, a implantação de um sistema único para o gerenciamento da folha e da vida funcional dos servidores permite ganhos de sinergia e significativa redução de custos para todos os Poderes, onerando menos a sociedade.

Este é um sistema moderno e sofisticado, que mostra a capacidade do serviço público de construir uma ferramenta eficiente na gestão da informação. Através do sistema, o servidor pode, de maneira muito transparente e eficiente, ter acesso a todos os seus dados funcionais, disse.

Sistema
O Sistema RHE é uma ferramenta tecnológica desenvolvida de forma conjunta pelas Secretarias da Fazenda e da Administração e Recursos Humanos e Procergs, que dá suporte ao gerenciamento das folhas de pagamento e a gestão de pessoal e já está em funcionamento desde novembro de 2005.

O governo está ampliando a utilização desse sistema como forma de melhorar os processos dos órgãos e modernizar a gestão. A Secretaria da Fazenda vem realizando de forma permanente o treinamento de dezenas de servidores que fazem o gerenciamento dos recursos humanos nos órgãos estaduais.

Atualmente o sistema, que já está sendo usado em diversas secretarias, está sendo implantado também na Administração Indireta, com a substituição do Sistema de Folha de Pagamento das Fundações (FPF), que atende 23 órgãos. Nos próximos meses, o RHE também deve ser estendido para autarquias e empresas públicas como Daer, Procergs, Corsan, IPE, Suprg, SPH e o sistema de pensões pagas pelo IPE, que inclui a totalidade do Poder Executivo.

Substituição
O RHE substituiu o antigo Sistema Banco de Dados de Pessoal (BDP), uma ferramenta instalada em ambiente de mainframe, que teve um ciclo de vida de 20 anos. Embora tecnicamente seguro, o BDP, como era característico na época em que foi concebido, trabalhava de forma dissociada as informações de folha de pagamento das de gestão da vida funcional, gerando múltiplos registros relacionados com a mesma pessoa, transcrições manuais, retrabalho e inconsistência de dados.

A adesão do Poder Judiciário e Ministério Público ao Sistema RHE proporcionará para a Administração Pública, além dessas vantagens específicas e da otimização do trabalho da equipe da Procergs, que passará a responder pela manutenção de um ambiente único e integrado, maior economia e segurança na consolidação das informações financeiras e de pessoal do Poder Público do Estado.

Estiveram também presentes na solenidade o procurador-geral do Ministério Público, Mauro Renner, os secretários da Administração e Recursos Humanos, Maria Leonor Carpes, da Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte, de Ciência e Tecnologia, Paulo Maciel, da Educação, Mariza Abreu, do Meio Ambiente, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, a secretária em exercício do Planejamento e Gestão, Ana Severo, chefe da Casa Civil, José Alberto Wenzel, secretária geral de governo, Mercedes Rodrigues, chefe da Casa Militar, Tenente-coronel Joel Prates Pedroso, e o deputado estadual, Adilson Troca.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul