Yeda Crusius recebe neste sábado presidente da Autoridade Nacional Palestina
Publicação:
A governadora Yeda Crusius recebe, neste sábado (21), às 18h, o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, no Palácio Piratini. Ele vem ao Rio Grande do Sul para se encontrar com descendentes palestinos, cuja população é estimada em 20 mil pessoas no Estado, formando a maior colônia no Brasil. Abbas é considerado um dos principais defensores do diálogo e da paz no Oriente Médio.
O presidente da ANP chegará à Capital às 14h. Reúne-se com autoridades e, à noite, participa de jantar no Hotel Embaixador, no Centro da Capital. Desde quinta-feira (19), ele cumpre agenda em Brasília e Salvador. No domingo, segue para a Argentina. De acordo com informações do embaixador da Palestina em Brasília, Ibrahim Alzeben, o presidente da ANP irá conversar, em seus encontros, sobre temas como relações bilaterais e o apoio brasileiro à causa palestina.
Atualmente, não existem números exatos sobre o comércio do Brasil com a Palestina, já que boa parte das importações chega ao país árabe por meio de Israel. A Palestina, no entanto, compra produtos brasileiros como granitos, doces e portas de madeira. O país tem uma população de cerca de 4 milhões de pessoas e seu Produto Interno Bruto (PIB) tem como principal base o setor de serviços. A área responde por 79% do PIB, a agricultura fica com 8% e a indústria, com 13%.
Abbas, chamado de Abu Mazen, assumiu a presidência da Palestina em 2005. Formado em Direito e doutor em História, o presidente palestino foi, juntamente com Yasser Arafat, um dos fundadores do Fatah, facção política que atualmente governa a Cisjordânia.