Yeda recebe embaixador da Suíça no Brasil e destaca nova fase vivida pelo RS
Publicação:

Em audiência com o embaixador da Suíça no Brasil, Wilhem Meier, nesta quinta-feira (2), no Palácio Piratini, a governadora Yeda Crusius relatou a nova e promissora fase que vive o Estado, com ênfase no desenvolvimento da ciência e tecnologia. O embaixador visitou universidades e o Tecnopuc, que, conforme a governadora, é o melhor centro tecnológico do Brasil. Yeda informou que o Rio Grande do Sul acaba de ser autorizado a plantar cana-de-açúcar dentro do zoneamento agrícola e ressaltou que o Estado será sede da primeira planta mundial para produção de plástico verde. Estamos criando segurança jurídica para leis que induzem ao desenvolvimento econômico sustentável, disse ao embaixador, que esteve acompanhado do cônsul-geral em São Paulo, Hans Hauser.
Meier iniciou visita oficial nessa quarta-feira (1º) para incrementar a cooperação entre o Rio Grande do Sul e a Suíça. Na audiência com a governadora, disse que o Estado é um importante centro cultural, científico e econômico do país. Discutimos a possibilidade de intercâmbio para fazer trocas culturais com a Suíça. E o Rio Grande do Sul é um dos centros com os quais também gostaríamos de estreitar laços no futuro, explicou. O embaixador informou ainda que deve ser assinado em setembro acordo na área de ciência e tecnologia entre o Brasil e o país europeu, e esclareceu que a medida será importante para o desenvolvimento das relações bilaterais. Também participaram da audiência os secretários do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, Márcio Biolchi, e da Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz.
Acompanhado da embaixatriz Ghiane Meier, o diplomata visitou centros culturais de Porto Alegre, como o Memorial do Rio Grande do Sul e o Museu Iberê Camargo. Em 2008, o Rio Grande do Sul exportou para a Suíça US$ 96 milhões. Os principais produtos foram fumo, pedaços e miudezas de frango, ceifeiras-debulhadeiras, arroz e cabos de poliéster. Já o RS, no mesmo período, importou US$ 57 milhões em máquinas e ferramentas a laser, aparelhos de jato de areia, geradores de gás de ar e água, aparelhos de elevadores e centros de usinagem.