Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

A 48ª Expointer começa com novidades nos espaços do governo do Estado

Feira considerada a maior exposição agropecuária a céu aberto da América Latina inicia programação neste sábado em Esteio

Publicação:

Fachada de prédio com o nome “Casa da Secom”. Um grande banner mostra cenas rurais com galinhas, pessoas no campo e o rosto de uma mulher, acompanhado da frase: “Nosso futuro tem raízes fortes”. O ambiente transmite conexão com o campo e comunicação pública.
Casa Secom tem ambientes internos e externos disponíveis para a imprensa - Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

Com participação de 2,5 mil expositores, recorde de presença de 6.696 animais e de 456 agroindústrias familiares, a 48ª Expointer começa neste sábado (30/8), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Considerada a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, o evento reúne mais de 800 eventos e atrações ao longo de nove dias, incluindo ampliação e recorde no número de expositores em várias áreas, consolidando-se como uma vitrine do agronegócio, da inovação e da importância do campo.

Além de movimentar o setor agropecuário, a Expointer também é palco da atuação do governo do Estado, que conta com diferentes espaços voltados à interação com o público, agendas institucionais e iniciativas de comunicação. Entre eles, o estande do governo, localizado no Pavilhão Internacional e que concentra ações de aproximação com os visitantes e encontros institucionais. 

Já a Casa da Secretaria da Comunicação (Secom) e a Casa da TVE/Rádio FM Cultura funcionam como estruturas de trabalho das equipes de comunicação do governo e das emissoras públicas, com produção de conteúdo e transmissões realizadas diretamente do parque. Também há a Casa do Governador, destinada a compromissos oficiais e reuniões do governador Eduardo Leite durante a feira.

Estande do governo

Ambiente interno com painéis iluminados e coloridos que destacam mensagens do Governo do Estado do Rio Grande do Sul sobre união e futuro. Há imagens de pessoas, mãos dadas e o mapa do estado como símbolo de progresso.
Estande do Governo traz vários ambientes inovadores e acolhedores - Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

Principal espaço do governo estadual na Expointer, o estande tem 400 metros quadrados e traz novidades para esta edição. A estrutura conta com a Sala Invest RS, destinada a reuniões, além de outros dois ambientes que também podem ser utilizados para encontros. Totens da GurIA, assistente virtual com inteligência artificial, estão disponíveis para responder dúvidas sobre políticas públicas e ações do Plano Rio Grande. Neste ano, o pavilhão também oferece um local para os visitantes prepararem seu chimarrão e aproveitar enquanto visitam a feira.

O espaço conta ainda com duas áreas voltadas a palestras e a painéis. A Arena, em formato aberto, dispõe de arquibancada em degraus para até 60 pessoas. Já o auditório principal, com capacidade para 86 lugares e estrutura de acessibilidade, é utilizado para lançamentos, anúncios e outras atividades do governo.

Casa da Secom

Prédio moderno de dois andares com fachada metálica e janelas de vidro. Na frente, banners com a frase “Nosso futuro tem raízes fortes” indicam ligação com a Expointer. Há plantas ao redor e uma rampa de acesso, reforçando a ideia de inclusão.
Casa Secom tem infraestrutura disponível com salas e computadores para a impresa - Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

Localizada em frente à pista central da feira, a Casa da Secom tem estações de trabalho e cabines para transmissões de rádio, além de um auditório com capacidade para 45 pessoas. O espaço atende as equipes de comunicação do governo e jornalistas credenciados. Neste ano, a área externa foi ampliada com um deck e bancos para convivência, além de uma arquibancada onde são realizados encontros com comunicadores.

TVE e FM Cultura 

Entrada charmosa de uma casa com paredes verdes e brancas, decorada com flores e placas coloridas. Um grande letreiro vermelho dá boas-vindas à “Casa TVE Cultura”. Ao lado, um cartaz mostra uma mulher com boné diante da paisagem rural, com a frase: “Nosso futuro tem diversas cores”.
Casa TVE e FM Cultura também foi reformulada para suas produções - Foto: João Pedro Rodrigues/Secom

A TVE e a FM Cultura estão presentes em estrutura própria dentro do parque, de onde produzem conteúdos e realizam transmissões ao vivo de programas. 

Texto: Thales Moreira/Secom
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul