Antiga estação férrea é opção de cultura e lazer em Montenegro
Publicação:
A antiga estação férrea de Montenegro, distante mais de 64 quilômetros de Porto Alegre, é uma nova opção para quem se interessa por cultura e história da arte. Revitalizada e inaugurada no segundo semestre de 2016, o espaço (agora batizado de Estação da Cultura) se consolida como uma alternativa cultural e turística no interior gaúcho.
Financiada pelo Pró-Cultura RS - LIC (Lei de Incentivo à Cultura), conta com café, auditório, biblioteca, grande área de lazer e o Museu Histórico Nice Antonieta Schuller, onde estão objetos e fotografias que contam a história do município. Além disso, a Pinacoteca Municipal Ênio Pinalli oferece diferentes exposições a cada dois meses, exposições extramuros, oficinas educativas.
No último domingo de cada mês, a Prefeitura de Montenegro promove uma série de eventos, como feira de artesanato e shows ao ar livre.
Durante visita nesta sexta-feira (10), o secretário em exercício da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Kryszczun, falou sobre a importância do espaço. "Temos que reconhecer o quanto os municípios gaúchos têm investido na revitalização de prédios históricos com o apoio da LIC. São impostos pagos pelos contribuintes retornando em forma de cultura, turismo e lazer. Montenegro é um deles", afirmou.
Referência no começo do século
Inaugurada em 1909, a estação Ferroviária de Montenegro foi uma das mais importantes rotas comerciais do Estado no começo do século. Foi através dela que, depois de 30 anos de transporte ferroviário, os trens vindos de Santa Maria, Uruguaiana e dos estados do Paraná e São Paulo finalmente puderam alcançar a capital gaúcha.
Serviço
Estação da Cultura
Local: Rua Osvaldo Aranha, 2.215 | Bairro Ferroviário | Montenegro
Horário: 8h às 12h e 13h30min às 16h30
Texto: Roberta Amaral
Edição: Gonçalo Valduga/Secom