Apenas 12% das ligações ao serviço 190 foram de ocorrência policial
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Das 948.446 chamadas telefônicas atendidas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) através do serviço de emergência 190, em Porto Alegre, entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano, apenas 117.809 geraram registro de ocorrência policial. Isso equivale a 12,42% do total de atendimentos. O número de trotes nesse período foi de 481.873, o que corresponde a 50,81%. Os pedidos de informação, nos seis primeiros meses do ano, chegaram a 174.424 (18,39%), e as ligações interrompidas totalizaram 174.340 (18,38%). Das chamadas que geraram ocorrência, 17.548 se referiram a Vias de Fato (brigas, discussões ou desentendimentos), 8.216 trataram de Ameaça, 4.508 indicaram Roubo a Pedestre e 3.594 apontaram Perturbação do Trabalho ou do Sossego Alheios. Na categoria de Furto de Veículo, foram contabilizadas 3.483 ligações. Além disso, o Ciosp registrou, no primeiro semestre deste ano, 2.585 casos de Lesões Corporais, 2.573 de Furto/Arrombamento de Residência, 2.367 de Roubo de Veículo, 2.271 de Danos, 2.163 de Disparo de Arma de Fogo e 2.123 chamados de emergência de Incêndio. Outros 1.489 atendimentos trataram de Porte Ilegal de Armas e 1.479 denunciaram Roubo a Estabelecimento Comercial. Por ocorrência de Furto/Arrombamento de Estabelecimento Comercial registraram-se 1.202 ligações, 1.165 referentes a Furto Simples, 43 a Estupro e 40 a denúncias de Homicídio. No mesmo período, 2.002 ligações resultaram em ocorrência de perícias em veículos recuperados de furto ou roubo. O tempo médio para as viaturas chegarem ao local das ocorrências foi reduzido de 11 minutos e 9 segundos, em 2001, para 9 minutos e 54 segundos, nos seis primeiros meses deste ano.