Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aprendizagem melhora para 90% dos alunos de tempo integral em um ano

Publicação:

Tempo Integral
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Reis - Foto: Diego da Costa/ Ascom Seduc

Para divulgar e analisar os resultados das avaliações do Programa Escola em Tempo Integral, a Secretaria da Educação, via Divisão de Programas e Projetos Especiais, promoveu uma videoconferência com os seis polos regionais de educação. Os dados coletados entre os meses de maio de 2016 a maio 2017 revelam que 90% dos alunos consideraram ter melhorado sua aprendizagem e 87,4% não se sentem excluídos das atividades escolares.

Conforme a assessora do Programa Escolas em Tempo Integral Elida Maria Montani, a pesquisa foi feita online e a divulgação para os polos das coordenadorias regionais de Educação ocorreu de forma estratégica para que fosse possível analisar de forma conjunta os resultados. “A avaliação é de extrema importância para sabermos se as políticas públicas estão indo na direção correta. Felizmente tivemos bons indicadores que nos mostram o quão dedicados são os nossos professores. Existe muito a ser feito, mas é preciso cumprimentar pelo trabalho desenvolvido até agora.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio Reis

Funcionando desde julho do ano passado como Escola em Tempo Integral, a instituição de ensino Aurélio Reis, localizada no bairro Jardim Floresta, em Porto Alegre, é um dos exemplos de organização e bom desempenho.

A Escola que atualmente conta com 36 professores e 249 alunos se apoia nas suas atividades complementares para fazer a diferença. Educação física, aulas de espanhol, teatro, música, dança, aulas práticas de matemática, plantio de hortas escolares, recreação, aulas de direitos humanos e meio ambiente. Todas essas atividades fazem parte do dia a dia dos alunos de tempo integral, conforme a diretora Nassara Brum Pires.

"Procuramos oferecer para as nossas crianças não só o conteúdo ou a atividade prática, mas o resgate de valores e a formação da cidadania. Aqui as aulas são à tarde, e pela manhã temos as atividades complementares. Queremos promover a integração e o desenvolvimento social e educativo dos nossos estudantes", explica.

Para a professora de espanhol, Ana Paula Venquiaruti, a Escola em Tempo Integral é uma excelente oportunidade para os alunos melhorarem os estudos. " No período inverso eles podem vir aqui falar comigo e tirar as suas dúvidas. Isso aumenta o tempo de estudo deles e melhora também o desempenho”, afirma.

O professor de Educação Física, Wagner Maidana, revela a importância de oferecer atividades físicas mais completas e elaboradas para as crianças. "Em geral, muitos pensam que a atividade física é só futebol. Na verdade, quando tratamos dos pequenos nas séries iniciais, temos todo um trabalho de desenvolvimento motor, de cognição e reforço dos potenciais físicos que irão auxiliar no crescimento daquela pessoa. O fator emocional também é muito importante, por isso buscamos integrá-los da melhor forma possível", destaca.

O aluno João Vitor Lexeus, de 9 anos, é do 4° ano do Ensino Fundamental e diz o que ele mais gosta na Escola em Tempo Integral: "Praticar atividade física é muito bom. Tem vôlei, futebol e corrida. Gosto de estar perto dos amigos e dos professores”, afirma. 

Escola Estadual de Ensino Médio Cônego José Leão Hartmann

Em Canoas, no Bairro Guajuviras, funciona a instituição de ensino Cônego José Leão Hartmann. Com foco no desenvolvimento psicossocial dos estudantes, a escola é outro exemplo que merece destaque. Com atividades complementares de matemática, ciências, nutrição, meio ambiente, horta escolar, culinária, produção textual e educação física, os alunos podem aproveitar todo o esforço dos educadores para melhorar seu rendimento.

A Escola conta atualmente com 1.400 alunos no total, e desses, 350 fazem parte da Escola em Tempo Integral. O atendimento é para alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a vice-diretora Darlene Santos, a ideia é que os alunos utilizem o turno inverso para atividades que vão contribuir para a formação de uma educação qualificada. "Temos aqui muitos espaços de aprendizado e interação e os exercícios práticos servem complementar o estudo”, afirma.

Segundo a professora de Ciências e Matemática, que também é nutricionista, Isolda Borges, um dos diferenciais da escola é exatamente trabalhar a parte de alimentação, inclusive ensinando às crianças receitas de alimentos saudáveis. "Uma das atividades mais bem recebidas pelos estudantes é o conhecimento sobre como manter uma alimentação saudável. Temos aulas práticas onde eles podem aprender as receitas e que vitamina contém cada alimento", revela.

Cada criança tem a sua preferência

Vitória Pereira, 10 anos, aluna do 3° ano, afirma que adora fazer cuca de banana e panqueca. "Minhas matérias preferidas são matemática e ciências, mas fazer receitas com a professora é o que mais gosto”, diz.

Para Maria Joanna Gonçalves, 9 anos, estudante do 3° ano, a educação física é o seu momento preferido do dia. "Adoro fazer exercícios, arte e recreação. Gosto de estar também com os professores e os amiguinhos”, afirma.

Hora da merenda na Escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio ReisProjeto da Horta Escolar na Escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio ReisAtividades físicas de recreação na Escola Estadual de Ensino Fundamental Aurélio ReisProfessor de Matemática Alberto Grasotto da  Escola Estadual de Ensino Médio Cônego José Leão Hartmann

Texto: Diego Costa/ Ascom Seduc
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul