Aumenta o comércio de peixes no Setor de Pescados da Ceasa durante a Semana Santa
Publicação:
Os festejos religiosos da Semana Santa movimentam, na Ceasa/RS (Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul), a comercialização de peixes, frutos do mar e de outros produtos que acompanham o cardápio de quem faz questão de manter a tradição de comer peixe neste período do ano. No feriado de Páscoa, o Setor de Pescados da Ceasa estará aberto das 7h às 12h. Os demais setores permanecem fechados durante o dia.
No maior entreposto de hortigranjeiros do Estado, por onde circulam 35% do total de hortigranjeiros consumidos no Rio Grande do Sul, a oferta é diversificada – são mais de 110 produtos hortigranjeiros, aos quais se somam flores, sacaria, queijaria, carnes e peixes. No setor de pescados, os compradores contam atualmente com três peixarias: Peixaria Sakaes, Casa Galeno e JLN Pescatto. Até o final maio, abrirá também um box da Frumar no complexo.
In natura
Nos pontos de venda, o consumidor pode encontrar opções in natura e congelados de peixes como salmão, linguado, merluza e bacalhau, além de frutos do mar. Para o presidente da Ceasa/RS, Paulino Donatti, a empresa é mais uma alternativa de compra de um dos principais produtos consumidos na Semana Santa, além de contribuir para uma alimentação saudável.
Os peixes são compostos de importantes nutrientes que ajudam no bom funcionamento cardiovascular e do cérebro; na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos e aumento do bom colesterol (HDL); além de ser importante para a formação dos ossos. Em sua composição são encontrados minerais como fósforo, cálcio (sardinha) e selênio, além de vitaminas A, D, E e do complexo B e ácido fólico (pescado em geral).
Para o melhor aproveitamento dos nutrientes, as nutricionistas observam que o preparo dos peixes seja preferencialmente ensopado, grelhado ou assado. Se a opção for pelos bolinhos, a dica é empaná-los com farinha, para que fiquem secos. No complexo, também são encontrados cestas e presentes de Páscoa para as crianças, com diversas opções de preços. “Qualquer pessoa pode comprar na Ceasa”, faz questão de destacar o presidente Paulino Donatti.
Texto: Marisa Ribeiro
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305