Aval para obra de estaleiro aumentará movimentação do Porto do Rio Grande
Publicação:
A aprovação pelo Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto do Rio Grande, na última quarta-feira (27), da instalação de estaleiro para construção de embarcações de apoio, investimento do grupo Wilson, Sons, representa consolidação da indústria naval no Rio Grande do Sul. Este e outros empreendimentos no pólo rio-grandino gerarão crescimento do volume de serviços portuários e se refletirão positivamente, inclusive, nas economias gaúcha e nacional, avalia o secretário adjunto de Infra-Estrutura e Logística, Adalberto Silveira Netto.
O aval do CAP é o primeiro passo para concretização da obra da empresa Wilson, Sons em Rio Grande. A partir de agora, começam a se desenvolver estudos técnicos e jurídicos e tratativas burocráticas no âmbito das administrações estadual e federal. A expectativa é de que os dois primeiros navios sejam entregues ainda na atual gestão.
O projeto prevê construção de dique, cais e estruturas de apoio. O grupo também pretende implantar escola técnica habilitada a capacitar mão-de-obra local para atuar no estaleiro. O investimento total, previsto para ser concluído em 18 meses, chega a US$ 60 milhões e pretende gerar 1,2 mil empregos diretos e em fábricas sistemistas. Em cinco anos, serão produzidos 28 rebocadores e 21 embarcações, equivalentes a US$ 960 milhões.