Banco Mundial, FGV e Governo gaúcho planejam Rede Internacional de Governo Aberto
Publicação:

O especialista em Governo Aberto do Banco Mundial, Tiago Peixoto, anunciou na última sexta-feira (7), em Madri, uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Gabinete Digital, para constituir uma rede internacional voltada à disseminação de boas práticas relacionadas à participação e governança e digital.
A ODTA - Open Development Technology Alliance (Aliança para o Desenvolvimento de Tecnologias Abertas) - prevê o trabalho articulado de diversas instituições e governos para colaborar na pesquisa, facilitação e implementação de políticas públicas inovadoras relacionadas a governo aberto, transparência, cultura digital, democracia em rede e temas correlatos. A intenção é proporcionar um espaço de intercâmbio entre as experiências mais bem sucedidas em âmbito internacional.
O Gabinete Digital, criado em 2011 pelo Governo Tarso Genro, foi escolhido como o primeiro partícipe da etapa inicial de conformação da rede e será uma das referências de tecnologias de participação digital. Para o secretário-geral de Governo e coordenador do Gabinete Digital, Vinícius Wu, a rede deve consolidar-se como referência global na área de Governo Aberto: Apesar de ser um tema que está em debate em todo o mundo, há poucos espaços formais de convergência e análise das novas tecnologias e mecanismos de participação e transparência.
O termo de cooperação que concretiza a ODTA deve ser assinado no 15º Fórum Internacional do Software Livre, que ocorre de 7 a 10 de maio em Porto Alegre.
Texto e foto: Luiz Damasceno
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305