Bento Gonçalves recebe última parada do Rotas da Inovação 2025 e reúne ecossistema de inovação da Serra
Paralelamente, Rotas Kids levou oficinas a 180 estudantes da rede pública local
Publicação:
Bento Gonçalves foi palco do encerramento do Rotas da Inovação 2025 na tarde de quinta-feira (13/11). O encontro foi realizado no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e percorre o Rio Grande do Sul reunindo o poder público, a academia, o setor produtivo e a comunidade em uma jornada de imersão voltada à inovação e à construção de uma visão de futuro.
Durante a abertura do Rotas da Inovação, a titular da Sict, Simone Stülp, destacou a importância de se ouvir as diferentes regiões do Estado a respeito das realizações e dos desafios em inovação. “Sabemos o quanto a Serra Gaúcha tem se destacado em inovação, com um setor produtivo pujante e universidades de renome. O Rotas é uma chance para apresentarmos a estratégica estadual aos diferentes atores. Também significa uma oportunidade de ouvir as diferentes regiões e os diferentes contextos, para que possamos aperfeiçoar as políticas públicas”, disse.
Também participaram da abertura do evento o diretor do Tecno UCS, Fábio Verruck, o vice-diretor tesoureiro da CIC, Vicente Tomasi, e a diretora do Comitê Estratégico do Inova RS Serra Gaúcha, Daiane Catuzzo.
Destaque aos ecossistemas e talentos da região
Durante o evento, Simone entregou os troféus de Destaques da Inovação Regional aos seguintes escolhidos:
- Ecossistema de Inovação de Destaque: Caxias do Sul
- Ecossistema de Inovação de Ascensão: Bento Gonçalves
- Destaque Profissional de Inovação: Tiago Centenaro Mignoni
Os painéis realizados durante a tarde abordaram temas diversos – como o Programa Startup Lab, o Inova RS da Serra Gaúcha e o Fórum Metroserra, entre outros.
Rotas Kids aproxima jovens da ciência
Paralelamente à programação principal, foi realizado o Rotas da Inovação Kids, que reuniu 180 crianças e adolescentes da rede pública de educação básica. A iniciativa é promovida pela Sict, por meio do programa Educar para Inovar.
O projeto tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pelo universo da ciência, tecnologia e inovação. As atividades práticas, lúdicas e interativas da iniciativa estimulam o raciocínio lógico, a criatividade e o pensamento crítico.
A programação incluiu a oficina “Aeromaker: Construindo um Avião Monomotor”, desenvolvida pelo Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS), inédita no Rotas Kids. A atividade consistiu em construir um pequeno avião monomotor, utilizando interruptores para acionar o motor e a hélice, com materiais simples como papelão, palitos e tampinhas.
Durante a oficina, os estudantes puderam entender a montagem do circuito eletrônico com leds, resistores e baterias. No final, cada participante pôde levar o seu aviãozinho para casa.
Daniel Ritter, aluno da 5ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena, ficou entusiasmado. “Os monitores nos ajudaram a montar, então não foi tão difícil. Foi muito legal”, afirmou.
As outras oficinas oferecidas em Bento Gonçalves foram: “Fotografia Integrada com Drone” (Cufa); “O Poder dos Alimentos” (Rangonautas); “Desafios à Mesa: Jogos de Tabuleiro e Cartas” (IFRS Caxias do Sul); “Oficina Prática de Robótica Aplicada: Robô de Mesa + Mini Empilhadeira” (Infortech); e “A Fotografia e Suas Conexões Criativas” (Sala da Fotografia).
Inova RS
Programa “guarda-chuva” da Sict, o Inova RS foi criado em 2019 com o objetivo de posicionar o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da articulação entre governo, academia, iniciativa privada e sociedade civil organizada. O programa dividiu o Estado em oito ecossistemas regionais de inovação, onde tem realizado ações e fomentado pesquisas. Cada região elegeu áreas prioritárias como agronegócio, saúde, turismo e educação, entre outras.
Os oito ecossistemas são Região Metropolitana e Litoral Norte; Vales; Sul; Serra Gaúcha; Central; Produção e Norte; Noroeste e Missões; e Fronteira Oeste e Campanha.
Antes do Inova RS, não havia uma política pública de interiorização da inovação no Estado. Agora, todas as regiões contam com a atuação de comitês estratégicos e técnicos e de gestores de inovação e tecnologia.
Texto: Ascom Sict
Edição: Secom