Beto Grill conhece centro integrado de segurança baiano
Publicação:
O governador em exercício, Beto Grill, conheceu, no final de semana, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), estrutura física de segurança montada para a Copa das Confederações, que será utilizado durante a Copa do Mundo, em Salvador. Grill, que foi à Bahia participar do sorteio da primeira etapa dos jogos das seleções realizado na sexta-feira (6), na Costa do Sauípe, foi recebido pelo subsecretário de Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira e pelo coordenador do CICC, Ronaldo Tosta.
O Centro foi inaugurado em junho deste ano, com investimento total de R$ 95 milhões, sendo R$ 45 milhões do governo estadual, nos quais estão incluídos um helicóptero, com capacidade para 11 pessoas, duas delegacias móveis e uma caminhonete equipada para reconhecimento de carros roubados.
Já no ato de inauguração foram entregues dois caminhões. Um é o CICC móvel e, o outro, uma plataforma de observação elevada (POE), com 14 câmeras. Além disso, um kit antibombas - composto por um robô, roupa de proteção e detector de gases tóxicos -, entre outros equipamentos, inclusive de defesa civil.
Beto Grill acompanhou a exposição feita pelo coordenador do CICC, elogiando a estrutura montada na Bahia. Essa concentração de meios numa única estrutura, associada ao grande aporte de tecnologia que vimos aqui, certamente vai permitir o aperfeiçoamento dos serviços prestados de moda a favorecer o cidadão, afirmou Grill. Ele também comentou a experiência gaúcha que deverá estar pronta até o início de 2014. Assim que as obras de construção e reforma estiverem prontas serão iniciadas as medidas de instalação das soluções de Tecnologia da Informação e da Comunicação, disse.
Segundo Tosta, o serviço funciona 24 horas. Trabalhamos nos grandes eventos diuturnamente. Um exemplo foi o que realizamos na Costa do Sauípe durante o evento preparatório à Copa do Mundo 2014. Esperamos que o modelo desenvolvido aqui na Bahia sirva para outros Estados, destacou o coordenador do CICC.
A unidade baiana reúne profissionais das polícias Federal, Militar, Civil, Técnica e Rodoviária Federal, Transalvador, Defesa Civil e Samu, o que irá facilitar acionamento dos órgãos em situações de perigo. O Centro está instalado provisoriamente no Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela, em Salvador, e deve ser substituído por um prédio definitivo, até 2014, que será construído no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na Capital.
Texto e foto: Clelia Admar
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305