BRDE terá programação especial no South Summit Brazil 2025
Iniciativas para fortalecer a resiliência de cidades diante de eventos meteorológicos extremos serão destaque
Publicação:

Com uma atuação cada vez mais alinhada à agenda da sustentabilidade e referência no apoio ao ecossistema de inovação, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) terá uma participação especial do South Summit Brazil (SSB) 2025. Iniciativas para fortalecer a resiliência de cidades diante de eventos meteorológicos extremos e mecanismos de incentivo a startups serão destaque na programação que o banco preparou para o evento, que tem o governo do Rio Grande do Sul como correalizador.
O South Summit começa na quarta-feira (9/4) e vai até sexta-feira (11/4), nos armazéns do Cais de Porto Alegre, onde o BRDE também estará presente com estande próprio no espaço Marketplace. Já no primeiro dia do encontro, o painel que abordará os modelos de financiamento e incentivo às startups terá como mediador o diretor Financeiro do banco, João Paulo Kleinünbing. O debate está marcado para as 10h15, no Palco Demo.
BRDE Labs RS 2025
A quinta-feira (10/4) reserva uma agenda intensa, iniciando com o lançamento da sexta edição do programa de aceleração de startups. Detalhes sobre inscrições e seleção de empresas para o BRDE Labs RS 2025 serão conhecidos durante o Conexões BRDE, evento que ocorre a partir das 8h30, com o objetivo de reunir investidores, lideranças e empreendedores.
Ainda na semana passada, o BRDE Labs RS divulgou as startups vencedoras da última edição, quando foram distribuídos R$ 230 mil em premiações. O programa é desenvolvido em parceria com a Universidade Feevale, por meio do Feevale Techpark.
Declaração
Às 14h30, o BRDE e importantes parceiros internacionais estarão firmando um pacto em favor de ações que contribuam com a transição climática, o impacto social e a valorização do empreendedorismo feminino. O compromisso em alinhar os projetos com este propósito aos financiamentos em toda a região Sul do país reúne o Grupo Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF). A declaração será assinada na Sala de Conferências.
Resiliência
O diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, será um dos painelistas para discutir como tornar as cidades mais resilientes a partir de soluções baseadas na natureza. O banco é um dos parceiros da Teia de Soluções - Resiliência Climática para o Rio Grande do Sul, que irá disponibilizar até R$ 10 milhões em apoio a projetos que trabalharem esse conceito.
A chamada é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e conta ainda com a parceria do RegeneraRS, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e da Fundação Araucária, com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti). O painel inicia às 16h40, no Palco RS Innovation Stage.
Fechando a programação do dia, às 17h50, o diretor de Planejamento do banco, Leonardo Busatto, irá coordenar o painel “Cidades Inteligentes: O futuro da vida em sociedade”. O encontro ocorre no Palco Demo.
No último dia de South Summit, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stulp, será uma das presenças no painel que abordará o papel da cocriação como alavanca para setores responsáveis por soluções transformadoras. Marcado para as 14h de sexta-feira (11/4), no Palco Corner Stage, o encontro será moderado pelo gerente de Planejamento do BRDE no RS, Alexander Lietzke.
O BRDE tem como ponto estratégico disponibilizar produtos e serviços que contribuam para promover o ecossistema de inovação da Região Sul. Neste sentido, o banco atua por meio de financiamentos, aporte de capital via Fundos de Investimento em Participações (FIP) e programas de aceleração de startups e, mais recentemente, como parceiro em projetos de formação profissional. Entre os principais encontros mundiais do ecossistema de inovação e empreendedorismo, o South Summit tem o BRDE como patrocinador desde a primeira edição.
Texto: Ascom BRDE
Edição: Secom