Brigadistas do Centro Administrativo recebem instruções antes do simulado de emergência
Publicação:
O Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate a Incêndios, da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), reuniu nesta sexta-feira (09) a turma de servidores brigadistas para retomar o planejamento da simulação de evacuação do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), que será na próxima quarta-feira (14), às 15h, envolvendo os 4,5 mil servidores do prédio. Cerca de 150 servidores foram treinados para agir em situação de emergência. O grupo reúne pessoas lotadas em todos os 21 andares e alas do Caff.
A última reunião antes do simulado serviu para dar instruções gerais aos servidores. Na data do exercício, todas as secretarias do prédio estarão fechadas ao público externo a partir das 15h. Também será bloqueada a entrada no Caff a partir deste horário. Servidores com problemas cardíacos, com deficiência visual ou cadeirantes não devem participar da simulação para evitar riscos reais. Mesmo assim, o GT aposta no sistema de monitoramento por câmeras, um elevador em funcionamento e profissionais do Corpo de Bombeiros para auxiliar pessoas que realmente necessitem de atendimento.
A reunião foi assistida por uma turma do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/RS) núcleo interdisciplinar vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e por integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB). Os grupos devem acompanhar o simulado por diferentes objetivos.
A pós-doutoranda em Engenharia Civil pela Ufrgs, Christa Korzenowski, diz que os estudantes devem observar o simulado e gerar um relatório, que poderá inclusive ser tema de futuros artigos e estudos. De acordo com o comandante da Companhia Contra Incêndios da FAB, Geraldo Santiago, a instituição já trabalha com combate a incêndio a aeronaves e edificações e tem equipes de brigadistas, mas sempre trabalhou com simulados em prédios menores. Para nós é interessante acompanhar este processo num prédio do porte do Caff, disse.
Texto: Camila Gonçalves
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305