Campanha de Marketing Social tem aids como tema
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O ano de 2005 começa com nova campanha de Marketing Social da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) em conjunto com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM). Durante os meses de janeiro e fevereiro, os usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Porto Alegre serão alertados sobre a importância do uso da camisinha na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), como a aids. O cartaz da campanha, afixado nos 2.270 ônibus da frota intermunicipal, traz informações sobre o avanço das DST no país. O número de usuários/dia dos coletivos na Região Metropolitana é de 570 mil pessoas. Conforme o Ministério da Saúde, as DST atingem cerca de 12 milhões de pessoas por ano. A Secretaria da Saúde estima que, anualmente, ocorram 10 milhões de casos novos de DST curáveis e virais, com exceção do HIV-aids. A DST mais comum é a tricomoníase (corrimento amarelo nos genitais, com mau cheiro), seguida por gonorréia. A prevalência de sífilis na gestação é de 1,7%, e a maior parte das gestantes acometidas encontram-se na faixa etária dos 20 aos 29 anos. As DST aumentam em até 18 vezes o risco de transmissão do HIV. Ocorrências No Estado, repetem-se as tendências nacionais em relação ao HIV-aids. O número de casos notificados desde o primeiro, em junho de 1983, é de 23.739, até junho de 2033. A ocorrência de óbitos acumulados desde junho de 1983 é de 8.672. A incidência entre os gêneros masculino e feminino, que em 1987 era de 14/1, atualmente é de 1/1, demonstrando o significativo aumento de casos entre mulheres. Os jovens continuam um dos grupos mais vulneráveis, sendo que as populações de menor escolaridade e menor renda estão mais expostas. Até o momento, já foram realizadas as seguintes campanhas de Marketing Social: Agasalho (maio e junho de 2004), Consumo Consciente da Água (julho), Incentivo à Doação de Sangue (agosto), Orientação à Coleta Seletiva (setembro), Aproveitamento de Alimentos (outubro) e Incentivo ao Voluntariado (novembro e dezembro).