Caprinocultura reúne produtores em Taquara para discutir aspectos mercadológicos
Publicação:

Para discutir aspectos relacionados à produção de leite, ao manejo de rebanho, ao processamento/beneficiamento e aos aspectos mercadológicos do leite de cabra, a Emater/RS-Ascar de Taquara promoveu encontros na quinta-feira (25). Um na sede do escritório municipal e outro na Cooperativa Taquarense de Laticínios Ltda (COOTALL).
Também foram apresentadas alternativas aos produtores, visando à diversificação dos produtos oriundos do leite de cabra, como queijos de alto valor agregado, leite pasteurizado para contemplar a merenda escolar e bebidas lácteas. Tais alternativas foram propostas pelo médico veterinário da Emater/RS-Ascar de Taquara Thiago Amaral para fomentar a cadeia curta, viabilizar possíveis agroindústrias familiares, sem restringir a parceria mantida com a Cooperativa Taquarense de Laticínios Ltda (COOTALL), responsável pelo processamento do leite de cabra em pó.
Segundo Eduardo Almeida, produtor de Taquara, com intuito de impulsionar a caprinocultura leiteira no Estado, será formalizada uma associação dos caprinocultores da região, o que possibilitará o acesso a políticas públicas, através da Emater/RS-Ascar, o fomento à produção da agricultura familiar, o desenvolvimento do mercado e planejamento de ações futuras para garantir a fixação das famílias no campo, viabilizando a sucessão rural e o fornecimento de produtos alimentícios de alto valor nutricional e baixo potencial alergênico.
Estiveram reunidos, representantes do Comitê de Desenvolvimento da Caprinocultura no Rio Grande do Sul; o extensionista da Emater/RS-Ascar de Taquara Felipe Pereira Dias; os produtores de leite de cabra Carine Barros e Thiago Amaral; o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos do Rio Grande do Sul (Caprisul), Paulo Werle; e o coordenador técnico da Câmara Setorial do Leite, da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Danilo Cavalcante Gomes.
Texto: Carine Massierer/ Emater/RS-Ascar Regional de Porto Alegre
Edição: Léa Aragón/CCom