Casa de Cultura Mario Quintana completa 25 anos com homenagens e festa
Publicação:

O hall da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) lotou de personalidades, artistas, intelectuais e fãs de todas as idades do poeta, nesta sexta-feira (25), na solenidade alusiva aos 25 anos do espaço cultural. Para marcar a data, a Secretaria de Estado da Cultura recriou o ambiente de inauguração da Casa, às 15h do dia 25 de setembro de 1990 e com as bandas Municipal de Porto Alegre e da Brigada Militar.
Durante o evento, o professor Ruy Carlos Ostermann foi homenageado com uma placa. Ostermann foi deputado estadual e autor do projeto de lei que deu nome à Casa de Cultura, por sugestão de um grupo de estudantes liderados por Nelson Moreira e Carolina Gleich. "Não imaginei que me emocionaria tanto com essa homenagem. A Casa de Cultura não sobreviveu ao tempo apenas pelo seu significado, mas pela importância que a sociedade dá a ela e a nossa cultura. E tenho o maior orgulho de ter participado dessa conquista, que é também uma conquista de todos os gaúchos”, destacou o professor.
O diretor da CCMQ, Emerson Martinez Fortes, também entregou uma placa à Loreta Napp, viúva de Sérgio Napp, diretor da Casa em três oportunidades. Em nome dele, foram homenageados todos os ex-diretores do espaço. Também foram agraciados os ex-governadores Pedro Simon, que não compareceu por motivos de viagem, e Sinval Guazzelli (in memorian), e o primeiro secretário de Estado da Cultura, Jorge Appel, que também encontra-se em viagem.
Para o atual secretário da Cultura, Victor Hugo, este 25 de setembro foi um dia de saudade, um momento para recordar toda a luta da comunidade cultural para transformar o Hotel Majestic na Casa de Cultura Mario Quintana e também para comemorar. Ele destacou ainda que um dos maiores desafios de sua gestão começará em breve: a restauração da parte interna do espaço.
"Esta história foi construída por muitos atos administrativos e com muito esforço. O nosso compromisso, hoje, é com o esforço da memória. Lembrar de tudo e de todos. A nossa gestão tem agora o desafio de restaurar esta Casa, e estou plenamente convencido de que o melhor que podemos almejar para os próximos 25 anos é não afastá-la do seu compromisso de ser original", afirmou o secretário.
Texto: Roberta Amaral/Sedac
Edição: Cristina Lac/Secom