Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Casa do Artesão tem curso inédito para a produção de bichos em tricô ou crochê

Publicação:

PGA FGTAS1
Desenvolvido pela FGTAS, Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) incentiva a atividade artesanal - Foto: FGTAS/Divulgação

Pela primeira vez, a Casa do Artesão de Porto Alegre oferece um curso de amigurumi. A técnica artesanal japonesa é utilizada, principalmente, na decoração de quartos infantis.

Desenvolvida a partir dos anos 1980, a amigurumi tem a origem de seu nome na união de ami (tricô ou malha) com nuigurumi (bichos de pelúcia). Consiste na confecção de bichinhos em tricô ou crochê que servem como uma alternativa aos bonecos em fibras sintéticas. Por serem produzidos em linhas de algodão, suportam ser lavados na máquina, reduzindo a chance de alergias.

Além de ser uma decoração diferenciada, os bichos em amigurumi podem ter uso terapêutico. Bonecos em formato de polvo começaram a ser utilizados em UTIs neonatais na Dinamarca há cerca de cinco anos. A técnica também está presente nos hospitais brasileiros. A explicação é que, ao abraçar o boneco, os bebês não se sentem sozinhos na incubadora, ficam mais tranquilos e mantêm a frequência cardíaca em ritmo adequado.

A instrutora do curso de amigurumi será a artesã Lucia Salete da Silva, que há quase três anos trabalha com a técnica. “Para mim, o artesanato é uma forma de transmitir amor e energia para as outras pessoas. A minha expectativa para o curso é de colocar emoção no meu trabalho, dividir e trocar experiências e conhecimento e, assim, crescer”, destaca. Lucia é professora aposentada e começou a produzir artesanato aos 15 anos, quando aprendeu tear e macramê.

Além da técnica de amigurumi, a Casa do Artesão de Porto Alegre (Av. Júlio de Castilhos, 144, Centro Histórico) recebe inscrições para outros cinco cursos de artesanato (veja abaixo). Interessados devem comparecer com carteira de identidade.

Ao final dos cursos, os participantes com frequência mínima de 70% recebem certificado. A carga horária é de 80 horas/aula para todas as capacitações, exceto a de bonecas de tecido, com 30 horas/aula. A mensalidade de cada curso custa R$ 180.

Programa Gaúcho do Artesanato
A Casa do Artesão é uma ação do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). O programa incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização.

É responsável pela emissão da carteira de artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação como pessoa física, além da participação em exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Cursos na Casa do Artesão
De 18/3 a 12/6 - segundas e quartas-feiras:
– Tecelagem básica (9h às 12h)
– Tecelagem avançada (14h às 17h)

De 19/3 a 18/6 - terças e quintas-feiras:
– Amigurumi (9h às 12h)
– Entalhe em madeira básico (9h às 12h)
– Pintura em tela acrílica (14h às 17h)

De 19/3 a 18/4 - terças e quintas-feiras:
– Bonecas de tecido (14h às 17h)

Endereço: Av. Júlio de Castilhos, 144, Centro Histórico, Porto Alegre
Informações: (51) 3226-3055.

Texto: Jaíne Martins/FGTAS
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul