Ceasa confirma participação na Abertura da Safra de Citrus 2013 em Montenegro
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O presidente da Ceasa/RS (Centrais de Abastecimento do Estado), Paulino Donatti, e o diretor Administrativo-Financeiro, Paulo Tavares, confirmaram, nesta quarta-feira (15), aos integrantes da Comissão Municipal de Citriculcultura de Montenegro, a participação e presença da diretoria da empresa na Abertura da Safra de Citrus 2013, que ocorrerá no dia 21 de maio.
O convite foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Rural do município, Antonio Edison Padilha, em nome da Prefeitura de Montenegro. O evento ocorrerá na propriedade de Erni Enio Pilger, localizada na Costa da Serra, em Montenegro, a partir das 14h.
A Abertura da Safra de Citrus é uma promoção da Prefeitura de Montenegro, em parceria com a Câmara Regional de Citricultura do Vale do Caí, e conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Emater/RS, e Sindicato Rural de Montenegro, STR Montenegro Fetag, Ecocitrus, Cetam e Grupos Organizados do Lar.
A citricultura tem grande importância para a economia de diversos municípios do Vale do Rio Caí. Destacam-se Montenegro e São Sebastião do Caí, Harmonia, Pareci Novo, São José do Sul, São José do Hortêncio, Maratá, Brochier, Capela de Santana, Tupandi, Bom Princípio e Portão.
A atividade contribui com uma parcela considerável para o desenvolvimento econômico, refletindo diretamente também sobre os aspectos sociais e ambientais de suas comunidades. Cerca de 4 mil famílias da região tem na citricultura a principal fonte de renda. Além disto, no segmento do comércio, há transportadores de fruta, packing house e indústrias que geram centenas de empregos e se constituem como maior fonte de arrecadação de municípios como Harmonia e Pareci Novo, por exemplo.
Destino da produção
Segundo dados da Prefeitura Municipal de Montenegro, a venda direta da produção de citrus na Ceasa é de 11,6%. Para as cooperativas, são repassados 1,6%, e as agroindústrias absorvem 4%. O restante é destinado ao comércio atacadista (fruteiros), 79,3%, e, para a venda direta ao consumidor, como em feiras, bares, restaurantes, domicílios e pequenos supermercados, é destinada 2,5 % da produção.
Texto: Sandra Domit
Foto: Carlos Becker
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305