Celebração dos 113 anos do Lacen terá debate sobre desafios da vigilância em saúde
Publicação:
Em comemoração aos 113 anos do Laboratório Central do Estado (IPB-Lacen), vinculado à Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), será promovido um debate sobre os novos desafios da Vigilância em Saúde e o papel dos laboratórios públicos regionais. Programado para os dias 30 e 31 deste mês, o evento terá reunião técnica da Rede de Laboratórios de Saúde Pública do Rio Grande do Sul e homenagens pelo aniversário do Lacen. A abertura será às 10h30 do próximo dia 30, com apresentação do Coral da Fepps, no Auditório do Palácio do Ministério Público Estadual - Praça da Matriz, 110, 3º andar, no Centro de Porto Alegre.
Criado em 31 de julho de 1902, junto ao Departamento Estadual de Higiene e Saúde Pública, o primeiro laboratório estadual de análises do Rio Grande do Sul funcionou inicialmente na Rua Jerônimo Coelho, esquina com a Praça da Matriz, no prédio onde está hoje o Memorial do Ministério Público. Para ampliação dos serviços, foi fundado em 1948 o Instituto de Pesquisas Biológicas Jandyr Maya Faillace, pelo então governador Walter Jobim. O órgão passou a funcionar na Rua Domingos Crescêncio. Em 1994, o Lacen passou a fazer parte da Fepps, situada na Avenida Ipiranga, 5.400.
Integrante do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (Sislab), o Lacen realiza análises que dão embasamento a ações de proteção da saúde pública. Para isso, atende às demandas dos 497 municípios do Estado. Possui atualmente uma equipe superior a 200 profissionais, atuandoem Porto Alegree em 16 laboratórios regionais, localizados nos municípios de Alegrete, Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Lajeado, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Osório, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa e Santo Ângelo.
De acordo com o diretor do Lacen, Fernando Kappke, no primeiro semestre deste ano já foram feitas pelo Lacen 90.928 análises em vigilância epidemiológica, 225.107 em vigilância ambiental, 15.874 em vigilância sanitária e 639 em vigilância em saúde do trabalhador - totalizando 332.548. Os resultados são disponibilizados imediatamente pelo Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), com acesso pela internet 24 horas, nos setes dias da semana.
Texto: Ascom/Fepps
Edição: Rui Felten/CCom