Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro de Treinamento da CEEE completa 40 anos

Publicação:

Evento nesta terça-feira (3) marca as quatro décadas de existência do local, que tornou-se referência em treinamento para técnicos do setor elétrico

O Grupo CEEE promove nesta terça-feira (3) um evento para marcar os 40 anos de fundação do Centro Técnico de Aperfeiçoamento e Formação (CETAF). A solenidade, que contará com a presença da Diretoria do Grupo, será realizada, às 18h30, no auditório da área de treinamento, localizado na Av. Bento Gonçalves, 8855, bairro Agronomia, em Porto Alegre.

Conforme levantamento dos últimos 14 anos do setor, quando os dados passaram a integrar um sistema informatizado, há o registro de 7 mil treinamentos, envolvendo 65.125 participações. Nesse período, R$ 12 milhões foram investidos, num universo de 1,9 milhão de homem/hora/treinados.

Criado em 3 de junho de 1968 para atender as necessidades da Companhia, numa estrutura própria de treinamento aos empregados, o Cetaf buscou na experiência da Eletricité de France, concessionária de serviços de energia elétrica da França, as soluções que precisava, priorizando, fundamentalmente, o treinamento e o aperfeiçoamento. Desde então, tem sido o segmento responsável pela especialização de profissionais, que contribuem significativamente, para o desenvolvimento do setor elétrico do Rio Grande do Sul.

Atualmente, constitui-se em um Centro de referência, na área em que atua, obtendo destaque, não só no cenário rio-grandense, como também no setor elétrico brasileiro. É pioneiro nos treinamentos realizados nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Além disso, oferece treinamento em diversas áreas do conhecimento, tais como licitações e contratos, comunicação, área jurídica, Informática, comportamental, entre outras.

A chefe do Cetaf, Maria da Graça Pereira Aguiar, afirma que os resultados da área são positivos e foram alcançados pela dedicação e capacidade da sua equipe de profissionais, bem como pelo incentivo e apoio recebidos dos gestores da Companhia. O presidente do Grupo CEEE, José Francisco Pereira Braga, diz é uma obrigação da empresa investir permanentemente na preparação dos seus recursos humanos. Segundo ele, educação e conhecimento qualifica e dá dignidade às pessoas. A empresa precisa e deve apostar no crescimento intelectual e técnico dos seus empregados, pois isso garante um profissional melhor preparado, seguro e prestando excelentes serviços. Todos ganham, conclui.

O complexo do Cetaf é formado por 14 prédios, 18 salas de aula, com capacidades que variam de 30 a 70 alunos, dez laboratórios para prática de eletrotécnica, eletrônica, proteções, tecnologia de equipamentos e simulação de usinas; dois laboratórios para Informática, equipados com microcomputadores, em ambiente de rede, três pátios de treinamento, sendo dois para redes de distribuição e um destinado ao treinamento em linhas de transmissão. Além disso, possui um protótipo de subestação, um auditório com 150 lugares, alojamento para 80 pessoas e refeitório.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul