Cetran RS promove debate público na capital que propõe melhorias no trânsito

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito pretende reduzir à metade, em 10 anos, o índice de mortes no trânsito - Foto: Arte/Pnatrans

O Conselho Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Cetran RS) promove, nesta quinta-feira (24), audiência pública em Porto Alegre para coletar junto à comunidade da capital e da Região Metropolitana sugestões para a melhoria do trânsito no Rio Grande do Sul. O evento, que terá a presença do governador José Ivo Sartori, acontece no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), às 8h15, com entrada franca.

O encontro é o terceiro de uma série que já passou por Santo Ângelo e Caxias do Sul e até julho será desenvolvido também em Pelotas, Santa Maria e Passo Fundo. Nessas ocasiões, são ouvidos gestores de trânsito municipais, pesquisadores, entidades representativas das áreas de trânsito e mobilidade e também cidadãos interessados no tema.

Trata-se do cumprimento da lei federal 13.614/18, que instituiu o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), cuja meta é reduzir pelo menos à metade, em 10 anos, o índice de mortes no trânsito em relação a 2018.

Para que a população participar ativamente do processo, além dos seis encontros presenciais previstos, está sendo disponibilizado, com apoio do Detran RS, o hotsite 'Qual é o trânsito que você quer?'. Nesse local, em apenas cinco questões que podem ser respondidas em apenas alguns minutos, qualquer cidadão pode ajudar a traçar o diagnóstico do trânsito no estado.

Em agosto, o Cetran RS encaminhará os resultados ao Conselho Nacional de Trânsito, que estabelecerá, a partir de informações oriundas de todo o país, as metas para o período de setembro de 2018 a setembro de 2019. O documento tem divulgação prevista para a Semana Nacional de Trânsito, que ocorre entre 18 e 25 de setembro.

O Pnatrans é coordenado no estado pelo Cetran RS, com apoio de Detran RS, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, Federação das Associações de Municípios do RS, Associação Gaúcha de Municípios, União dos Vereadores do RS, Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e Instituto Zero Acidente.

O quê: Audiência pública 'Qual é o trânsito que você quer?'

Quando: Quinta-feira (24), das 8h15 às 12h

Onde: Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na Avenida Borges de Medeiros, 1501, em Porto Alegre

Texto: Ascom Detran RS