Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Colégio Tiradentes terá unidades em Canoas, Santa Maria e Pelotas

Publicação:

Primeiro lugar entre as escolas públicas estaduais do Brasil, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2007, o tradicional Colégio Tiradentes de Porto Alegre, por decisão tomada nesta quinta-feira (25) pela governadora Yeda Crusius, terá mais três unidades no Rio Grande do Sul: em Canoas, Santa Maria e Pelotas. Os colégios de Santa Maria, e o de Passo Fundo, começam lecionar já em 2009.

Antes de viajar para o município de São Luiz Gonzaga, a governadora Yeda, assinou o decreto de criação das três novas unidades do colégio de ensino médio. As escolas funcionarão dentro dos mesmos padrões do Colégio de Tiradentes, que é administrado pela Brigada Militar (BM), e serão destinadas aos filhos de policiais militares e jovens das comunidades onde se localizam as escolas.

O impacto

Na avaliação do comandante-geral da BM, coronel Paulo Roberto Mendes, a medida significa um importante reforço aos três municípios, que são grandes pólos, com estabelecimentos de ensino de alto padrão; revigora a boa imagem da Brigada junto às comunidades; e mostra a importância dada pelo governo Yeda Crusius à educação.

O decreto contempla os municípios com uma alta qualidade de ensino no nível médio. Além disso, o Colégio Tiradentes, conforme o diretor Alberto Isaias de Brito, sempre procurou estabelecer uma diversidade de oportunidades pedagógicas, culturais e sociais a fim de propiciar uma maior aproximação com a realidade social do Estado e a possibilidade de agregar valores pedagógicos e sociais aos nossos alunos.

Toda essa ação, conforme o diretor, é embasada no trabalho desenvolvido pelas direções de Oficiais da Brigada Militar aliado ao qualificado corpo docente. Um diferencial do Tiradentes é proporcionar aulas extra-curriculares em línguas estrangeiras (japonês, alemão, francês e inglês), informática, banda de música, equitação, esgrima, desportivas (futsal e voleibol).

Uma outra área de trabalho do colégio, junto aos seus alunos, é a do projeto Tiradentes Social. O foco do projeto visa oportunizar aos jovens o exercício da cidadania. E a meta se concretiza através do engajamento do jovem em atividades de apoio às comunidades carentes. O decreto da governadora será publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (26).

Passo Fundo/Santa Maria

Além de Porto Alegre, o Colégio Tiradentes tem a unidade de Passo Fundo, já programada pelo Governo para lecionar no ano letivo de 2009. A localização é a escola Salomão Ioschpe, da cidade. O novo colégio terá, inicialmente, um corpo discente de 60 alunos (duas turmas de 30 alunos). O de Santa Maria, autorizado hoje pela governadora, também começa aulas no próximo ano. Ele ficará situado junto à escola de formação de graduados da BM, na cidade.

Outra prova da qualidade do ensino do Tiradentes vem do mesmo exame do Enem, de 2007. O colégio ficou classificado como o terceiro do Brasil, nos níveis municipal, estadual e federal. Já na terceira Olimpíadas de Matemática (prova nacional), do Instituto de Matemática do Rio de Janeiro, em fevereiro último, a professora Nara Regina Ribeiro da Silva, do Tiradentes, foi destacada junto com mais 15 alunos, que na segunda fase receberam medalhas de ouro (1), bronze (4) e menções honrosas (9).

História

Um decreto de 25 de janeiro de 1980 criou o Centro de Ensino Médio Tiradentes, com a denominação de Escola Estadual de 2º Grau da Brigada Militar. A sua finalidade inicial era realizar a preparação dos adolescentes para seguir carreira como oficiais da corporação. A escola, por isso, foi estruturada nos padrões do Curso de Formação de Oficiais. Tinha, então, somente alunos do sexo masculino.
No ano de 1989 a instituição recebeu a sua primeira turma de alunas. Elas hoje formam 50% do total de alunos do Tiradentes. O colégio atualmente tem 280 alunos divididos entre três turmas de cada uma das séries - primeira, segunda e terceira. Em síntese, o Colégio Tiradentes trabalha para o fortalecimento dos valores humanos e princípios de cidadania além de qualificar para a escolha profissional, define o seu diretor.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul