Com apoio do Estado, RS leva delegação em número recorde para Paralimpíadas Escolares em São Paulo
Secretaria do Esporte e Lazer apoia atletas gaúchos no maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência do mundo
Publicação:
O Rio Grande do Sul levou, nesta edição de 2024, a sua maior delegação em Paralimpíadas Escolares. São, ao todo, 145 pessoas, entre atletas e membros das comissões técnicas, que representam o Estado nas disputas que começam nesta terça-feira (26/11) e se encerram na sexta-feira (29/11), no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. A delegação conta com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), no maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência do mundo.
A SEL forneceu suporte financeiro para custear passagens aéreas e uniformes e também assumiu a responsabilidade logística, acompanhando a delegação desde o embarque em Porto Alegre. O secretário do Esporte e Lazer, Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral, está em São Paulo para prestigiar a cerimônia de abertura e as disputas das modalidades, apoiando de perto os atletas gaúchos. "Com muito talento, dedicação e superação, os nossos atletas estão aqui em São Paulo para nos representar, estamos orgulhosos deles. Que estes jovens possam aproveitar a competição e lutar por seus sonhos, sabendo que sempre terão o apoio da Secretaria do Esporte e Lazer do Estado em todas as etapas da vida esportiva", destacou o titular da SEL.
Antes mesmo do início das Paralimpíadas Escolares, a SEL já havia se envolvido ativamente organizando o Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs), além de apoiar a etapa regional do Meeting Paralímpico, evento realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Os atletas gaúchos vão disputar oito modalidades este ano: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol PC (paralisados cerebrais), natação, tênis de mesa e vôlei sentado.
As Paralimpíadas Escolares são realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e contarão com a participação de mais de 2 mil atletas em idade escolar, dos 26 estados e do Distrito Federal, em competições de 13 modalidades.
Texto: Ascom SEL
Edição: Secom