Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comemoração do Cinquentenário da Legalidade terá livro e musical

Publicação:

Apresentação do coral do Musical da Legalidade no lançamento da programação dos 50 anos da Legalidade.
Legalidade - Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

O Governo do Estado apresentou nesta quarta-feira (3), em cerimônia realizada no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, a programação da comemoração dos 50 Anos da Legalidade. Considerada uma das maiores mobilizações populares de luta pela democracia no Rio Grande do Sul e no Brasil, a Legalidade será rememorada em debates, apresentações de musicais e filmes, exposições, programações especiais na TVE, Rádio FM Cultura e na TV Assembleia.

Falando da importância do resgate desse momento político na história do Brasil, o governador Tarso Genro relembrou Leonel Brizola como um grande líder político, que teve a coragem de organizar o Estado para defender - se necessário, pela via armada - as liberdades democráticas e a Constituição.

Com os registros documentais e fotográficos cedidos pelo Museu Hipólito José da Costa e por órgãos de imprensa que realizaram a cobertura jornalística do episódio, serão lançados um livro de fotografias e um site da Legalidade - com todas as informações históricas e a programação de eventos do cinquentenário. Nos porões do Palácio Piratini, será inaugurado o Memorial da Legalidade, uma exposição permanente de objetos e equipamentos na antiga sala de imprensa do Governo, de onde Leonel Brizola realizou as transmissões da sua Rádio da Legalidade para todo o Estado.

Toda a programação da comemoração dos 50 Anos da Legalidade está baseada em três diretrizes: a história vivida, que são os registros testemunhais de quem vivenciou o movimento; a história contada, que consiste na recuperação e publicação de registros de jornais e revistas da época em diferentes suportes e formatos; e a história imaginada, com o estímulo à participação dos jovens no que se refere à vida política e à cidadania, provocando-os a refletir sobre o episódio.

Participaram da apresentação o governador Tarso Genro, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde, a secretária de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, a deputada Juliana Brizola e o chefe de Gabinete do governador, Vinicius Wu, que preside a Comissão da Legalidade, grupo que coordena a organização dos eventos comemorativos.

Confira a programação completa:

24/8, quarta-feira
14h - Sessão Solene de Abertura no Plenário da Assembleia Legislativa/RS.

25/8, quinta-feira
18h30 - Abertura de exposição de documentos e fotografias sobre a Campanha da Legalidade, com os acervos do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. Local: Memorial do Rio Grande do Sul.

19h15 - Reprise Memória TVE: Especial 50 Anos da Legalidade.

19h30 - Painel Legalidade e Historiografia.Local: Memorial do Rio Grande do Sul. Transmissão ao vivo online via Rede Internacional da Legalidade em sites institucionais do Governo do Estado.

26/8, sexta-feira
17h - Cultura na Mesa na Fm Cultura apresentado a partir dos porões do Palácio Piratini. Transmissão do pronunciamento de Leonel Brizola em rede pela AGERT- Associação das Emissoras de Rádio e Televisão.

19h30min - Painel Legalidade e Memória. Local: Memorial do Rio Grande do Sul. Transmissão ao vivo online via Rede Internacional da Legalidade em sites institucionais do Governo do Estado.

22h - TVE Debates: Especial 50 Anos da Legalidade.

27/8, sábado
20h - Musical Legalidade (Espetáculo de Luz e Som) em frente ao Palácio Piratini. Entrada Franca. Direção Geral de Carla Joner. Direção Artística de Luciano Alabarse. Direção Musical de Hique Gomes. Roteiro de Rafael Guimaraens.

28/8, domingo
20h - Musical Legalidade (Espetáculo de Luz e Som) em frente ao Palácio Piratini. Entrada Franca. Direção Geral de Carla Joner. Direção Artística de Luciano Alabarse. Direção Musical de Hique Gomes. Roteiro de Rafael Guimaraens.

20h - Reprise Memória TVE: Especial 50 Anos da Legalidade.

29/08, segunda-feira
17h - Ato de Celebração do Cinquentenário da Legalidade com a presença do Governador e demais chefes de poderes.

Lançamento do Site da Legalidade.

Lançamento do Foto-Livro Os 50 Anos da Legalidade em Imagens, com sessão de autógrafos.

Lançamento da revista A Brigada Militar na Legalidade.

18h - Debate A importância da Legalidade no cenário político nacional, com Paulo Markun, Duda Hamilton e Juremir Machado da Silva. Sessão de autógrafos: Livros 1961-Que as Armas não falem (Paulo Markun e Duda Hamilton) e Vozes da Legalidade (Juremir Machado da Silva).

30/8, terça-feira
18h - Debate Democracia e Liberdade de Imprensa com Paulo Henrique Amorim e Brizola Neto. Local: Memorial da Assembleia Legislativa/RS (Rua Duque de Caxias 1029).

31/8, quarta-feira
14h - Sessão Especial em homenagem aos ex-deputados protagonistas do movimento. Local: Plenário do Memorial da Assembleia Legislativa/RS (Rua Duque de Caxias 1029).

16h - Abertura da exposição 50 anos da Legalidade. Local: Vestíbulo Nobre da Assembleia Legislativa/RS.

18h - Debate Três Visões da Legalidade com Aldo Arantes, Flávio Tavares e Almino Afonso.
Local: Plenário do Memorial da Assembleia Legislativa/RS (Rua Duque de Caxias 1029).

01/9, quinta-feira
19h - Debate Os Deputados Gaúchos na Legalidade com Índio Vargas, Sereno Chaise, Cláudia Wasserman, Carla Brandalise e Luiz Alberto Grijó.
Local: Plenário do Memorial da Assembleia Legislativa/RS (Rua Duque de Caxias 1029).

20h- Musical da Legalidade adaptado no Theatro São Pedro. Direção Geral de Carla Joner. Direção Artística de Luciano Alabarse. Direção Musical de Hique Gomes. Roteiro de Rafael Guimaraens.

03/9, sábado
14h30 - Debate Legalidade descrita pelos Jornalistas promovido pelo Museu da Comunicação Hipólito José da Costa com Carlos Bastos (Repórter Político da Ùltima Hora); Celso Costa (operador de som responsável pelo estúdio montado no Porão do Palácio Piratini); Lauro Hagemann e Marino Cunha (locutores da Rede da Legalidade). Mediador:Armando Burd. Local: Sala A2B2 na Casa de Cultura Mário Quintana.

19h- Exibição da película Jango de Silvio Tendler. Local: Sala Paulo Amorim, Casa de Cultura Mário Quintana. Entrada Franca.

04/9, domingo
19h - Exibição da película Brizola de Tabajara Ruas. Local: Sala Paulo Amorim, Casa de Cultura Mário Quintana. Entrada Franca.

05/9, segunda-feira
14h30 - Inauguração do Memorial da Rádio da Legalidade no Palácio Piratini.

Texto: Carla Kunze
Foto: Camila Domingues
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul