Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Comunidade da Vila Cruzeiro, na capital, é beneficiada via Rede Parceria Social

Publicação:

Crianças da comunidade Acesso 100, na Vila Cruzeiro, zona Sul da capital, passarão a contar com sessões de musicoterapia para o tratamento de hiperatividade, maus-tratos e abuso sexual. A ação integra o projeto Construir e Crescer, desenvolvido pela ONG Associação de Ensino e Assistência Social Santa Teresa de Jesus, que integra a carteira de projetos da segunda edição da Rede Parceria Social (RPS).

As crianças atendidas têm entre 6 e 12 anos, e já realizam atividades no turno inverso à escola. De acordo com a coordenadora de projetos sociais da entidade, Shirlei Curtinaz, a escolha do tratamento se deu por ser a musicoterapia algo lúdico, que trabalha com a criatividade do paciente. Além disso, o trabalho em grupo auxilia na medida em que a criança se identifica com a história contada pela outra.

A inserção da terapia por meio da música é uma extensão de projeto já contemplado pela Rede Parceria Social. Em 2008, oficinas de arte-educação, desenvolvidas via RPS, possibilitaram um aumento significativo das ações da ONG, passando de 20 atendimentos para 80. Com os recursos, além da contratação de um oficineiro, a entidade ampliou a área física. Agora, a intenção é qualificar o atendimento.

Além da musicoterapia e da arte-educação, a Associação oferece oficinas pedagógicas, de expressão corporal, de cidadania e de espiritualidade. Para envolver os pais, mensalmente são promovidas reuniões para apresentar os avanços das crianças. A partir deste ano, também as mães serão contempladas com cursos de qualificação profissional em confecção de bijuterias. Realizamos pesquisas de mercado que mostram ser esta a modalidade mais fácil de comercializar. Com baixo investimento, o retorno é mais rápido, explica Shirlei. Este projeto também será viabilizado por meio da Rede Parceria Social.

Iniciativa inédita no país, a Rede Parceria Social envolve a cooperação entre o governo do Estado, o Terceiro Setor e empresas privadas com o objetivo de ampliar e qualificar as ações sociais no Rio Grande do Sul. Os recursos financeiros atingem o montante de R$ 8,5 milhões e neste ano vai envolver 101 municípios do Rio Grande do Sul.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul