Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conferência Estadual da Pessoa Idosa promove debates sobre envelhecimento e políticas públicas

Publicação:

conferencia estadual pessoa idosa
Durante evento, Porto Alegre deve ser indicada como sede da 3ª Assembleia Mundial do Envelhecimento, em 2022 - Foto: Divulgação / SJCDH

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e o Conselho Estadual do Idoso promovem, na sexta-feira (16/8), na Assembleia Legislativa do RS, a 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa. Em parceria com a Assembleia Legislativa e a Factum, o evento busca a eleição de Porto Alegre como sede da 3ª Assembleia Mundial do Envelhecimento, que será realizada em 2022 no Brasil. Um dos apoiadores da candidatura é Paulo Saad, diretor da Divisão de População da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal) da ONU.

A Conferência Estadual da Pessoa Idosa, que vai até domingo, traz discussões sobre envelhecimento no século 21 e a importância de estabelecer diretrizes entre as políticas públicas. Saad apresentará a conferência de abertura. De acordo com dados das Nações Unidas sobre as implicações econômicas e sociais das mudanças na estrutura etária da população mundial, o envelhecimento populacional se dá em consequência da redução proporcional de jovens combinada com o aumento da expectativa de vida.

Até a metade do século 20, a esperança de vida era de pouco menos de 60 anos. Esses números aumentaram em quase dez anos nas últimas cinco décadas, e está projetada uma elevação de mais sete anos até a metade deste século. No RS, a população idosa representa 16% do total (1.762.169 pessoas). É o Estado com maior população de pessoas idosas do país. Em 2030, o Rio Grande do Sul projeta 24% de pessoas com 60 anos ou mais.

“Temos uma fecundidade em baixa, a segunda menor do Brasil, com 1,68 filhos por mulher, além de um fluxo migratório negativo. Esses fatores contribuem para asseverar o processo de envelhecimento populacional”, destaca a presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Jussara Rauth.

Confira a programação completa neste link.

Evolução de expectativa de vida após os 60 anos:

2000 – 19,4 anos
2015 – 22,7 anos
2030 – 24,7 anos

Evolução de expectativa de vida após os 80 anos:

2000 – 7,7 anos
2015 – 9,8 anos
2030 – 11 anos

Texto: Ascom SJCDH
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul