Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Confira as ações do governo do RS no combate ao coronavírus em 12 de junho

Publicação:

Coronavírus card combate 1
-

O governo do Estado segue trabalhando em ações para combater a pandemia do coronavírus. Confira as medidas anunciadas na sexta-feira (12/6).

RS alcança topo de ranking de transparência de dados sobre a Covid-19

Em uma semana, o Rio Grande do Sul subiu duas colocações e alcançou, na quinta-feira (11/6), o topo do ranking de transparência sobre dados epidemiológicos da Covid-19 da Open Knowledge Brasil, com 100 pontos, ao lado de Ceará, Goiás, Minas Gerais e Rondônia, que também somam a pontuação máxima. No primeiro levantamento, em 3 de abril, o RS aparecia em oitavo lugar, com 36 pontos. Por demanda do governador Eduardo Leite, houve um esforço para desenvolvimento de novas versões das plataformas digitais oficiais que fornecem dados sobre o enfrentamento ao coronavírus. “Devido à pandemia, criamos sistemas novos, como o monitoramento de leitos, que exigiu um trabalho intenso e integrado de diversas secretarias e órgãos, mas desde o início tivemos a intenção de que tudo fosse público e disponível para qualquer pessoa. E agora está”, destacou o governador. Com esse esforço conjunto, o RS subiu para o terceiro lugar no levantamento da semana passada, divulgado em 4 de junho, chegando a 95 do total de 100 pontos.

Para alcançar essa posição, foi decisivo o trabalho da equipe da Secretaria da Saúde na disponibilização de microdados e a reformulação do principal site de indicadores de Covid-19, o Painel Coronavírus RS, disponível em ti.saude.rs.gov.br/covid19. A chegada ao topo do ranking foi graças à nova versão do Mapa de Leitos. Disponível no endereço covid.saude.rs.gov.br, o painel que antes contava com taxa de ocupação hospitais em três níveis – Estado, macrorregião e região Covid (as 20 divisões usadas no modelo de Distanciamento Controlado) –, agora também disponibiliza por município e hospital. Todos os dados e indicadores de Covid-19, além de notícias, orientações técnicas e legislações, entre outros conteúdos relacionados ao enfrentamento à pandemia, estão unificados em um único site: coronavirus.rs.gov.br.

Pesquisa nacional mostra que cidades do RS seguem com prevalência de Covid-19 abaixo de 0,5% da população

Inspirada no modelo gaúcho de estudo de prevalência da Covid-19 sobre a população, a segunda fase da pesquisa nacional com a mesma metodologia aponta que nenhuma das cidades da região Sul do Brasil apresentou uma proporção de pessoas com anticorpos superior 0,5%. Conduzido pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o levantamento estimou que, das 120 cidades que alcançaram 200 ou mais entrevistas, a proporção de brasileiros que já tiveram ou têm o novo coronavírus é de 2,8%.

Essas 120 cidades correspondem a 32,7% da população nacional, totalizando 68,6 milhões de pessoas. A segunda rodada do estudo encomendando pelo Ministério da Saúde teve seus resultados divulgados na noite desta quinta-feira (11/6). Ao todo, os pesquisadores concluíram 31.165 entrevistas e testes para o coronavírus em 133 cidades espalhadas por todos os Estados. No Rio Grande do Sul, foram seis municípios, com 1.455 pessoas consultadas. Além de Porto Alegre, a pesquisa realizada entre os dias 4 e 7 de junho contemplou Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Uruguaiana e Passo Fundo (onde foi registrado o único teste positivo entre todas as pessoas que participaram da pesquisa).

Texto e edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul